ENEM e Vestibular

Quais são as matérias que mais caem no Enem?

Muito estudantes fazem uma grande preparação para as provas do Enem, já que é nesse momento que os seus futuros estão em jogo. Dessa forma, elaboram verdadeiras estratégias de estudos para que possam chegar prontos para encarar a prova.

Acontece que, em muitos casos, os alunos não sabem nem por onde começam a estudar, pois ficam rodeados de tantas matérias, que acabam se perdendo no meio de tanto conteúdo. Dessa forma, é importante que eles consigam montar um plano de estudos, para que não se percam e possam estudar todas as matérias que caem nas provas.

Assim sendo, muitos se questionam sobre quais são as matérias que caem com uma frequência maior do que a outra, quais são aquelas que o Enem exige mais do que as outras. Com isso, este texto tem o objetivo de ajudar você a se preparar melhor para a sua prova, informando os conteúdos que são mais exigidos ou que estiveram mais presentes do que os outros. Fique por aqui e fique atento quanto às informações abaixo.

O que o Enem exige que seja estudado?

A prova do Enem é dividida em quatro partes, ou quatro provas objetivas, onde cada uma delas contém 45 questões de múltipla escolha e uma redação.

As áreas de conhecimento que o Enem exige que você tenha conhecimento são:

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Fazendo a prova do ENEM

Quais são os temas mais cobrados nas provas do Enem?

Após estudos realizados, ficou comprovado que as provas do Enem exigem os seguintes temas, nas seguintes proporções:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que englobam matérias como Português, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Na prova, os mais exigidos são Estudo do texto argumentativo; estudo do texto; e estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa.
Ciências Humanas e suas Tecnologias, que englobam matérias como História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Na prova, os temas relacionados a essa parte possuem uma exigência maior em assuntos como as formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do estado; diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; e características e transformações de estruturas produtivas.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias, onde a Física, a Química e a Biologia fazem parte, os temas que são mais exigidos tem relação com as oscilações, ondas, óptica e radiação; fenômenos elétricos e magnéticos; o calor e os fenômenos térmicos; relações da química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente; compostos de carbono; transformações químicas e energia; ecologia e ciências ambientais; moléculas, células e tecidos; e identidade dos seres vivos.

Matemática e suas Tecnologias, que só engloba a própria matemática, os temas que são mais exigidos são: conhecimentos numéricos; conhecimentos geométricos e conhecimentos de estatística e probabilidade.

Fique atento quanto às dicas acima faladas, elas serão importantes para que você possa desempenhar um bom papel na prova. Vá tranquilo, fique calmo e boa prova!

Confira: Provas do ENEM e Gabaritos de 1998 até 2017

CLIQUE AQUI