OMS - Organização Mundial da Saúde

OMS - Organização Mundial da Saúde

Por

Você já ouviu a sigla OMS? Caso não, em breve ouvirá muito devido ao próximo livro de Dan Brown que se tornará filme e, como a maioria dos filmes baseados na obra desse autor se tornam grandes sucessos. É bem provável. Enfim, para quem não sabe essa sigla quer dizer: Organização Mundial de Saúde e, como o próprio nome já diz, se trata de uma agência que volta toda sua atenção para o lado da saúde, ponto muito importante para o avanço da humanidade.

A OMS foi fundada no ano de 1948 e tem sede na Suíça, cidade de Genebra, quem comanda, bate o martelo ou aponta para um determinado ponto a ser observado é outra organização: ONU, para ser mais exato. Mas, pasmem, você por acaso saberia me dizer quem teve a brilhante ideia de criar a Organização? Não? Então vamos lá: antes de quaisquer outras informações, para você se situar melhor no tempo, a OMS foi fundada justamente no final das guerras do século XIX.

Ou seja, já nasceu com intenções de garantir não somente uma melhor saúde corporal, mental e também social. Isso mesmo, por acaso achou que a OMS só cuidava da saúde do corpo? Claro que não, ela atenta para o bem-estar humano, e para nós, seres humanos estarmos verdadeiramente saudáveis e prontos para enfrentar qualquer obstáculos, precisamos estar em ótimas condições em todos os campos que nos dão força e inspiração pra lutar.

Mas, vamos lá, quem teve a brilhante ideia de criar uma Organização voltada para a área da saúde foram alguns delegados brasileiros, que perceberam a necessidade de uma espécie de organismo que pudesse atentar para a saúde pública de uma forma muito mais abrangente, para não dizer o óbvio, mundial. Atualmente a OMS conta com 193 estados, isso sem contar os que já participam da ONU, com exceção de Liechtenstein e dois outros que não fazem parte da Organização Mundial: Ilhas Cook e Niue.

Os financiadores desta Organização voltada para a saúde humana é mantida pelos cofres da ONU e também por vários doadores que contribuem para um melhor desempenho. Outras fontes que tem ajudado muito seu crescimento e sua extensão são as entidades que tem colaborado positivamente, isso sem contar com as indústrias farmacêuticas, fortes aliadas na distribuição de remédios e doações. Como podem ver, a OMS tem um papel muito importante em nossas vidas, a de preservação da saúde mental, social e física e também na irradicação de algumas doenças que acompanham a humanidade desde muitos anos atrás.

Um pouco mais sobre a OMS

A OMS - Organização Mundial de Saúde, é uma agência especializada em saúde e subordinada à ONU – Organização das Nações Unidas. A OMS foi fundada em 7 de abril de 1948 e possui sua sede em Genebra, na Suíça.

O objetivo da Organização Mundial da Saúde é desenvolver o nível de saúde em todos os países do mundo e ampliar o acesso das populações mais pobres a tratamentos de saúde, vacinação e prevenção de epidemias.

A organização também investe em pesquisas sobre a AIDS, a desnutrição infantil, doenças causadas pela falta de saneamento básico, doenças crônicas, entre outras. Além disso, a OMS é responsável por esforços internacionais no combate a doenças como malária e tuberculose.

A agência publica o Relatório Mundial da Saúde, que sempre traz uma avaliação de especialistas sobre a saúde global. Em suma, a Organização Mundial da Saúde atua de maneira a melhorar as condições de saúde e os hábitos de vida das populações mundiais.

A OMS se preocupa em realizar anualmente campanhas de saúde contra a obesidade, o tabagismo, doenças transmissíveis e doenças não-transmissíveis. A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde é a doutora chinesa Margaret Chan, pioneira na luta contra a Síndrome Respiratória Aguda Severa e a Gripe Aviária.

Leia também! Assuntos relevantes