Desnutrição

Por

A desnutrição (ou subnutrição) é um conceito que define o nível insuficiente de nutrientes no corpo humano durante um período prolongado, resultando num funcionamento inadequado do organismo, o que pode conduzir uma pessoa à morte. A desnutrição é a consequência imediata da fome crônica, quando uma pessoa não conta com a alimentação diária que possa suprir as necessidades do corpo.

A falta do alimento leva o ser humano a apresentar energia insuficiente para a manutenção do organismo e o desempenho das atividades cotidianas.

Podemos definir a desnutrição como um estado patológico, resultante de um desequilíbrio entre a taxa alimentar e as necessidades nutritivas do organismo.

Vários problemas de saúde são decorrentes de uma dieta deficitária. A falta de nutrientes pode causar tontura, dor de estomago, dor de cabeça, fraqueza, mal estar e sintomas mais sérios, como infecções.

As principais causas de desnutrição, principalmente nos países subdesenvolvidos, são a falta de recursos alimentares e pobreza extrema. Estima-se que 1/3 da população mundial apresente certo grau de desnutrição.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “a desnutrição corresponde a uma série de condições patológicas que aparecem por deficiência de aporte, transporte e utilização dos nutrientes pelas células do organismo”.

A desnutrição pode ser classificada em leve, moderada e grave, e atinge principalmente as crianças.

Leia também! Assuntos relevantes