Saneamento Básico

Saneamento Básico

Por

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados para controlar os fatores ambientais provocados pelo homem e que podem causar prejuízos ao seu bem estar físico, mental ou social. Ou seja, o saneamento básico compreende ações que possam garantir uma vida saudável para os habitantes de uma determinada região.

Entre os procedimentos do saneamento básico estão o tratamento da água, a canalização e tratamento de esgotos, a limpeza pública de ruas e avenidas, e a coleta e tratamento de resíduos orgânicos.

O saneamento básico é importante para garantir a saúde da população e evitar a proliferação de doenças como a cólera e a malária. Além disso, o saneamento básico preserva o meio ambiente, evitando o despejo irregular de dejetos e resíduos na natureza.

Com um saneamento básico eficiente, os governos garatem melhoria da qualidade de vida, destinação adequada de lixo doméstico, industrial e hospitalar, acesso à água potável, tratamento do esgoto e qualidade da água de rios, lagos e mares.

Infelizmente, segundo a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o Brasil ainda gasta anualmente cerca de R$2,5 bilhões no tratamento de doenças causadas pela falta de Saneamento Básico.


Leia também:
Qual o índice de saneamento básico do Brasil?
Qual o índice de saneamento básico do Mundo?

Leia também! Assuntos relevantes