A endemia é um evento caracterizado por uma doença, que pode ser infecciosa, que se mantém durante um período prolongado em uma área geográfica ou determinada população.

É comum as endemias serem intensas em dados períodos e estáveis em outra parte do tempo. Geralmente, muitas pessoas são afetadas nas endemias.

Várias doenças são endêmicas no Brasil e em outras partes do mundo, principalmente na África e na Ásia. Entre essas doenças endêmicas estão as seguintes:

Quando uma doença existe, é sustentada e constante em uma população, devido a componentes culturais e elementos comportamentais, além de fatores ambientais, se estabelece uma endemia. Em muitos casos, a enfermidade não chega a colocar em risco a vida do ser humano, como é o caso do tracoma, por exemplo.

Muitas populações convivem com doenças endêmicas, sendo que o ambiente no qual essas pessoas vivem favorece para que a enfermidade se estabeleça e se espalhe. Muitos casos são infecciosos, mas as endemias também podem ter outras origens.

As autoridades e os agentes de saúde possuem dificuldade em conter ou erradicar as endemias, por causa de fatores culturais, comportamentais e ambientais. Na maioria dos casos, as doenças ficam controladas.

Muitas doenças endêmicas não necessitam de tratamento dispendioso ou complicado, embora alguns casos possam ter complicações, como meningite e tuberculose, enfermidades que podem deixar vítimas fatais, assim como a febre amarela.


Casos de endemias no Brasil

A malária é uma doença endêmica no Norte e Centro Oeste do Brasil. Os agentes de saúde trabalham para informar a população sobre como se prevenir da doença.

Na América, a cólera também foi uma doença endêmica, que se espalhou nos anos 1990 no Brasil, principalmente em áreas com maior vulnerabilidade social, como as regiões Norte e Nordeste.

Outra endemia muito conhecida no Brasil é causada pela dengue, uma doença que deixa milhares de vítimas todos os anos no país e que está diretamente ligada aos comportamentos da população, questões ambientais e culturais.

Vários casos autóctones, principalmente no Estado de São Paulo, também já deixaram a Leishmaniose em situação endêmica no Brasil. No mesmo estado, o tracoma (uma doença que atinge os olhos) também foi uma doença considerada endemia.


Veja também:

Pandemia

Epidemias