Doenças Causadas por Vírus

Você já conhece as doenças causadas por vírus que são mais comuns? Saber quais são essas doenças causadas por vírus é muito importante para se proteger com vacinação e se prevenir das formas de contágio, que geralmente acontecem pelas mãos contaminadas.

Por isso, lave sempre as mãos, principalmente após passar por ambientes públicos, como shoppings, ônibus, entre outros. As mãos contaminadas são levadas frequentemente à boca e aos olhos, transmitindo as doenças causadas por vírus para o ser humano. Veja quais são as mais comuns!


Saiba quais são as doenças causadas por vírus mais comuns:


Poliomielite

Essa é uma das doenças causadas por vírus que pode não atingir seu estágio mais agressivo, gerando mal-estar e febre nos pacientes. Em casos mais severos, afeta o SNC – Sistema Nervoso Central, paralisando alguma parte do corpo. Neste caso, o paciente faz tratamentos paliativos, pois não há cura. A vacinação é muito importante!

Veja mais: Poliomielite


Sarampo, rubéola, catapora e caxumba

São doenças causadas por vírus mais comuns em crianças. O tratamento inclui repouso em casa e alimentação balanceada. É importante que o paciente fique isolado, para não espalhar a doença. A rubéola, em especial, pode causar agravamento no embrião, gerando doenças no coração, surdez, catarata, entre outros problemas. Proteger as mulheres grávidas é essencial.


Febre Amarela

A febre amarela é uma das doenças causadas por vírus que, em casos graves, pode levar à morte. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, basta uma picada do mosquito contaminado para contrair a doença. Por isso, é essencial tomar a vacina antes de viajar para regiões onde há registro da doença. Entre os sintomas estão lesões no fígado, febre muito alta e vômito.


AIDS

Esta é uma das doenças causadas por vírus mais graves, pois não tem cura. É causada pelo vírus HIV, atacando de forma severa o sistema imunológico do ser humano. Assim, agentes nocivos à saúde podem atacar o organismo, que não consegue se defender.

A AIDS abre espaço para infecções oportunistas, que não causariam danos à saúde normal do paciente. Não existe vacina para AIDS e, por isso, a prevenção é fundamental para evitar a doença.

Veja mais: AIDS


Dengue

O Aedes aegypti é o mosquito que transmite a dengue. Existem quatro sorotipos de vírus da dengue. A prevenção é feita com o uso de repelente e com o combate ao mosquito.

Veja mais: Dengue


Gripe

Entre as doenças causadas por vírus está a gripe. Entre os tipos de vírus da gripe estão H1N1 e H3N2. Atualmente, as redes pública e particular de saúde oferecem a vacina da gripe.

Como o vírus sofre mutações, é importante tomar a vacina anualmente, principalmente se você fizer parte do grupo de risco, que inclui pessoas com doenças crônicas, profissionais da área da saúde, idosos, gestantes, entre outros. A gripe é causada pelo vírus Influenza.

Veja mais: Gripe


Leia também:

A Importância das Vacinas

História da saúde pública no Brasil