Organização das Nações Unidas - ONU

Organização das Nações Unidas - ONU

Por

A ONU – Organização das Nações Unidas, é uma entidade internacional criada depois da Segunda Guerra Mundial para atuar na manutenção da paz, nos problemas comuns dos países em desenvolvimento e na promoção do diálogo entre as nações. A organização, que tem sede em Nova York, também trabalha para reduzir as desigualdades sociais no mundo.

A sede da ONU em Nova York ocupa uma área internacional de sete hectares que pertence aos países membros. O endereço da organização é Primeira Avenida com a Rua 46 (First Ave. e 46th St. New York, NY).

O prédio da ONU recebe visitas periódicas e agendadas de turistas. No hall de entrada da organização estão hasteadas as bandeiras dos países membros.

A ONU foi fundada em 24 de outubro de 1945. Franklin Roosevelt, então presidente norte-americano, foi quem sugeriu o nome Organização das Nações Unidas.

A entidade foi oficialmente criada durante a Conferência de San Francisco. Nessa época, a organização contava com apenas 51 estados membros.

Hoje, a ONU tem 192 Estados soberanos, é constituída por seis órgãos principais e conta com programas para as áreas da saúde, segurança, infância, aviação, entre outros...


Conheça os seis principais órgãos da ONU:
Assembléia Geral – órgão deliberativo máximo que atua para discutir, iniciar estudos e deliberar sobre questões relacionadas à paz mundial e à segurança.

Conselho de Segurança – responsável por deliberar sobre questões de segurança internacional. Atualmente, o Conselho de Segurança conta com Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França, países que têm o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU.

Conselho Econômico e Social (ECOSOC) – coordena ações de caráter econômico e social e formula recomendações sobre direitos humanos, economia, industrialização e recursos naturais.

Corte Internacional de Justiça (Tribunal de Haia) – órgão jurídico máximo da ONU que atua nos princípios gerais da justiça internacional e tem o poder de decisão sobre qualquer litígio internacional.


Além desses órgãos, o Sistema das Nações Unidas conta com organizações específicas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Leia também! Assuntos relevantes