Machu Picchu

Machu Picchu é uma antiga cidade Inca, localizada a oitenta quilômetros de Cuzco, Peru. Construída no cume de um morro, entre dois íngremes picos e a cerca de 2.400 metros acima do nível do mar ou seiscentos metros acima do rio Urubamba, Machu Picchu ficou bastante conhecida por sua curiosa localização e técnicas de plantio.

Suas ruínas ocupam uma área de treze quilômetros quadrados onde uma praça central está rodeada de terraços e escadas que ligam suas edificações. A mais conhecida delas está esculpida em uma rocha, chamada Intihuatana, cercada de muros de pedra com janelas em forma de trapézio e servia, provavelmente, como templo de adoração ao sol.

Aliás, algumas das maiores construções de Machu Picchu parecem estar relacionadas com a religião Inca, tendo sido usadas para a adoração de seus deuses ou erigida em sua homenagem.

A população desta pequena cidade sobrevivia de sua alta tecnologia de engenharia agrícola, que chegou a ser usada, muitos anos mais tarde, depois de sua divulgação, por outros povoados que viviam em locais geograficamente parecidos com Machu Picchu.

As lavouras eram inteligentemente plantadas em grandes degraus feitos nas ladeiras íngremes da montanha, facilitando o cultivo e valorizando o espaço que havia em volta da cidade.

O clima quente e úmido, com muitas chuvas, cuidava do resto. O desenvolvimento da cultura Inca neste povoado também pode ser visto pelo seu fino artesanato, que inclui jóias feitas com prata e pedras preciosas, e também pela delicada e bem acabada cerâmica que ali era confeccionada.

Acredita-se que todo o planejamento arquitetônico da cidade tenha sido supervisionado pelos imperadores Incas, que viviam na capital de seu império, a cidade de Cuzco.

Machu Picchu não foi encontrada pelos espanhóis, quando estes invadiram a América, ficando esquecida por mais de trezentos anos.

Pouco se sabe sobre sua história e a respeito de sua verdadeira função dentro do império Inca; a cidade, abandonada, ficou encoberta pela vegetação local até que o arqueólogo americano Hiram Binghan a descobriu, fato que só veio acontecer no ano de 1911.

Alguns estudiosos acreditam que Machu Picchu serviu como refúgio para os Incas quando os espanhóis invadiram, saquearam e destruíram Cuzco.

Outros dizem que sua localização, bem na ponta leste de todo o império Inca, pode significar que a cidade foi um posto de fronteira, inteligentemente construído em cima da montanha para ter melhor visão e proteção.

Devido à escassez de documentos ou descrições sobre a cidade, a história de Machu Picchu parece ter desaparecido com seus habitantes, quando os Incas foram dizimados pelos conquistadores espanhóis.


Leia também:
Incas
Civilização Inca | 1000 aC a 1500 dC


Fonte:
http://www.slimsite.hpg.ig.com.br/machu.html

Leia também! Assuntos relevantes