Etnias
Os grupos étnicos são definidos por aspectos físicos e culturais.
A palavra etnia vem do grego ethnos, que significa povo. O conceito é empregado para representar as diversas raças ou grupos de pessoas existentes no mundo.
As etnias se diferenciam principalmente por aspectos físicos, culturais, linguísticos e religiosos. É importante lembrar que a mistura de raças faz com que determinadas etnias estejam sempre se modificando.
Os grupos étnicos são estudados numa ciência chamada de etnologia. Nessa área de pesquisa leva-se em consideração as principais diferenças entre os indivíduos.
As principais etnias do mundo são:
Branca ou caucásica – etnia que compreende metade da população mundial, como os europeus, os semítico-camíticos e o indo-irânicos.
Amarela ou mongolóide – engloba dois quintos da população mundial. Predomina na Ásia.
Negros – compreendem um décimo da população mundial. Podem ser africanos da América, Melanésios, os Drávidas, entre outros.
Além disso, temos dezenas de povos indígenas, como os índios norte-americanos, os inuits, os índios centro-americanos, os índios das planícies e planaltos da América do Sul, os Mapuches, os Samis, os povos nômades do oeste africano, os beduínos, os pigmeus, os bosquímanos, os povos do pacífico, os aborígenes australianos, etc…
No Brasil também existe uma grande diversidade étnica. O povo brasileiro é formado por uma mistura entre os nativos indígenas, os portugueses colonizadores, os negros africanos, e imigrantes da Europa, da Ásia e do Oriente Médio.
Leia: Índios
A composição étnica do Brasil se divide em:
Brancos: maioria da população branca brasileira tem origem europeia, como espanhóis, holandeses, franceses, italianos e eslavos.
Negros: descendentes dos povos africanos.
Indígenas: primeiro grupo étnico do Brasil.
Pardos: junção de brancos, negros e indígenas.
Mulatos: união de brancos e negros.
Caboclos: mistura de brancos e indígenas.
Cafuzos: união entre negros e índios.
Leia: Grupos étnicos do Brasil
Veja também:
Hábitos e costumes do povo brasileiro
Aspectos humanos do continente americano