Lendas e parlendas do folclore

Lendas e parlendas do folclore

Por

O folclore brasileiro tem uma grande variedade de lendas e parlendas que passam de geração para geração. Estes mitos e tradições nascem do imaginário popular e da cultura típica do interior do país.

As lendas são estórias que podem misturar fatos reais e imaginários. Estes mitos são repletos de fantasias e crendices populares sobre fatos misteriosos e inexplicáveis.

Já as parlendas são versos com temática infantil, que são recitados em brincadeiras de roda. As parlendas também costumam ser cantadas para as crianças e são facilmente decoradas, pois apresentam rimas simples e fáceis.

Confira algumas lendas e parlendas tradicionais do folclore brasileiro!

Lendas Folclóricas:

1 – Boitatá – Esta lenda retrata uma cobra de fogo que protege as florestas e os animais do Brasil. O mito tem origem indígena e existe desde 1560.

2 – Boto – A lenda do boto cor-de-rosa é típica da região amazônica. Trata-se de um homem bonito e charmoso que encanta as mulheres e as engravida.

3 – Curupira – Esta lenda é muito conhecida pelo povo brasileiro. Fala de um ser misterioso, com cabelos compridos e pés virados para trás, que protege as florestas.

4 – Lobisomem – O homem que vira lobo é um mito famoso no mundo inteiro. O lobisomem se transforma em noites de lua cheia e ataca as pessoas.

5 - Mula-sem-cabeça – Esta lenda é originária do interior do Brasil. Trata-se de uma mulher que teve um romance proibido com um padre, e como castigo se transforma em mula e solta fogo pelas narinas todas as noites de quinta-feira.

6 - Saci-Pererê – O saci é um velho conhecido do folclore brasileiro. O menino negro, de uma perna só, fuma cachimbo e tem um gorro vermelho. Ele vive aprontando travessuras nas fazendas do interior do país.


Parlendas:

1 –

Um, dois, feijão com arroz.

Três, quatro, feijão no prato.

Cinco, seis, chegou minha vez

Sete, oito, comer biscoito

Nove, dez, comer pastéis.

2 –

Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?

3 –

Um elefante incomoda muita gente...

Dois elefantes... incomoda, incomoda muito mais...

Três elefantes... incomoda muita gente...

4 –

– Cala a boca!

– Cala a boca já morreu

Quem manda na minha boca sou eu!

Leia também! Assuntos relevantes