Lenda da Região Nordeste

Lenda da Região Nordeste

Por

A região nordeste do Brasil tem uma cultura rica e bastante exuberante. O povo alegre e criativo do nordeste tem participação importante na construção do folclore brasileiro. Prova disso é que várias lendas folclóricas têm origem no nordeste.

Confira algumas lendas da região nordeste do Brasil:

Quibungo – A lenda do Quibungo fala sobre um Bicho-Papão de cor negra. Esta criatura faz parte do folclore local da Bahia. O Quibungo teria origem na cultura africana. Ele seria uma variação da Cuca, uma criatura que tinha o objetivo de assustar as crianças. A lenda do Quibungo é contada no nordeste para disciplinar as crianças rebeldes e que não dormem cedo.

Cidade Encantada de Jericoacoara – Esta lenda trata de uma misteriosa cidade subterrânea, que estaria presente no litoral do Ceará. A cidade encantada teria torres de ouro e uma linda princesa encantada.

Papa Figo – A lenda fala de um personagem bastante conhecido no nordeste, o Papa Figo. Esta criatura sofre de uma terrível doença e precisa do fígado das crianças para sobreviver. O Papa Figo presenteia as crianças para atraí-las. Esta lenda é semelhante à história do Velho do Saco, que tem origem na Europa. O Papa Figo é uma lenda típica da cidade de Recife, em Pernambuco.

Barba Ruiva – Esta lenda surgiu no Piauí. Segundo a cultura local, um homem estranho e de barba ruiva vivia às margens da Lagoa Paranaguá. Este homem seria acusado de correr atrás das mulheres.

Cabra-Cabriola – Esta lenda fala de uma terrível criatura. O Cabra-Cabriola seria responsável por pegar meninos desobedientes. O Cabra-Cabriola também é usado para colocar medo em crianças que fazem xixi na cama.

Leia também! Assuntos relevantes