Química

Chamamos de Química a ciência que estuda a matéria e seus processos de transformação, com foco em sua estrutura, composição, propriedades e reações. Concentra-se na análise do átomo e no seu comportamento durante a interação com outros átomos.



Desenvolveu-se no século XVII a partir da alquimia, mas tal qual a conhecemos hoje, a Química se revelou através dos trabalhos do pesquisador francês Lavoisier. Suas descobertas em relação ao oxigênio, à lei da conservação da massa e à refutação da teoria do flogisto como teoria da combustão, deram origem à Química Moderna.
É reconhecidamente uma disciplina que funciona como ponte de ligação entre a física e as ciências naturais, como a biologia e a geologia.
Tradicionalmente, a Química é dividida em diversas modalidades: Orgânica, Inorgânica, Físico-Química, Bioquímica, Química Analítica, Química Nuclear e Química dos Polímeros, entre outras.
Usados de forma correta, os conhecimentos da Química podem potencializar os avanços da tecnologia e da sociedade como um todo. A medicina, por exemplo, desenvolve seus medicamentos e métodos de tratamento a partir de estudos químicos. O desenvolvimento da agricultura e a produção de combustíveis potentes e renováveis também estão fundamentalmente ligados a essa ciência.

Hidrocarbonetos

Hidrocarbonetos

Os hidrocarbonetos são compostos de átomos de hidrogênio e carbono. Saiba mais!

Elementos Químicos

Elementos Químicos

Saiba o que são elementos químicos, funções dos elementos químicos, classificação e muito mais. Confira!

Ácidos Carboxílicos

Ácidos Carboxílicos

Conheça as características dos ácidos carboxílicos, nomenclatura e suas utilidades.

Radioatividade

Radioatividade

A radioatividade pode ser considerada um fenômeno natural ou artificial.

Nitrogênio

Nitrogênio

Confira as principais características do gás Nitrogênio!