Carbono

Vamos explicar nesse artigo puramente informativo, sobre o carbono e suas funcionalidades, tanto para nossa vida, como explicar detalhadamente sua fórmula e onde o encontramos na natureza.

Para começar precisamos entender que o carbono é o 15º elemento químico mais encontrado em abundância na terra.

O carbono também é o 4º elemento mais abundante no universo.

Tendo esse fato em mente já se percebe o quanto o carbono é um dos elementos mais importantes para o nosso ecossistema, tanto no planeta Terra, quando no resto do universo.

O carbono além de ser encontrado em abundância no meio ambiente, ele está presente em todas as formas de vida, inclusive no corpo humano é o segundo elemento químico mais abundante em massa no nosso corpo, ficando atrás apenas do oxigênio.

Nós conhecemos o carbono desde a antiguidade em seus mais diversos usos, industriais, tais como carvão e o grafite, e por este motivo é não é possível ter uma informação precisa sobre a data e muito menos do descobridor do carbono.

Mas um fato conhecido é que o francês Antonie Lavoisier o batizou de carbo (carvão), no ano de 1789.

A partir desta data o carbono passou a ser chamado de carbo e fazer parte de diversas pesquisar científicas e está presente até hoje em quase em toda nossa história.


Qual é a Fórmula do Carbono?

O carbono tem como sua fórmula química o símbolo C, número atômico 6 e massa atômica 12. O composto carbono é um elemento tetravalente, isto significa que é capaz de fazer quatro ligações químicas covalentes com outros átomos.

Carbono quimica

Podemos explicar de uma forma mais simples posicionando cada um desses tipos de veiculação.

Ligação simples:

A ligação simples acontece quando os tetraedros estão ligados por um vértice.


Ligação dupla:

O carbono pode se ligar de forma dupla quando os tetraedros estão unidos por dois vértices.


Ligação tripla:

A ligação tripla do carbono é quando estão tetraedros estão unidos por dois vértices.


Qual é a Função do Carbono?

A forma mais fácil de descrever a função do carbono é sua facilidade de formar compostos químicos equivalentes. Com esta informação podemos concluir que o carbono possui várias utilidades, que vão desde a produção de energia e fabricação de diversos utensílios domésticos e, até mesmo a indústria de joias.

O carbono além dessa grande utilidade tem a sua forma liquida onde forma compostos fósseis que chamamos de combustíveis, e está presente em usinas, meios de transportes aéreos, terrestres e transportes aquáticos.

Outra grande função do elemento químico carbono é nas metalúrgicas que trabalham na formação de ligas metálicas de aço.

Essa formação do carbono em ligas de aço, é dada a meterias orgânicos antigos encontrados em diversos sítios arqueológicos pelo mundo.


Onde o Carbono Está Presente?

A presença do carbono está em grande parte em composto orgânicos, estes compostos são derivados de elementos naturais e não naturais, alguns com composição de proteínas, e estruturas de DNA. Mas o carbono também é encontrado nos minerais e muito achado em constituíveis fósseis, como mencionado mais acima.

A ligação do carbono aparece ao oxigênio e na composição de gazes carbônicos como o (CO2), este gás está presente em nossa atmosfera e é encontrado também dissolvido na água.

Leia: Ciclo do Carbono

Contudo uma grande associação negativa do carbono ligada ao efeito estufa, faz parte do ciclo vital da natureza, como a da fotossíntese e da respiração celular que precisamos para viver.

O carbono também pode ser encontrado em sua forma bruta na natureza, assim o chamamos de alótropos, estas formas de carbono podem ser encontradas em matérias como:

Diamante:

O diamante tem diversa utilidades nas indústrias, principalmente na fabricação de joias e também em fabricação de peças de máquinas de corte, isso pela sua natureza de dureza, que se faz com a composição do carbono.

Grafite:

O grafite, que todos conhecemos é utilizado principalmente na fabricação de lápis e objetos próprios para escrita, mas também serve muito bem na fabricação de lubrificantes sólidos.

Grafeno:

O Grafeno é denominado o material mais fino do mundialmente consiste basicamente de uma camada fina bidimensional de vários átomos de carbono, todos organizados em algumas estruturas hexagonais.

Uma das grandes vantagens do grafeno é sua versatilidade, e serve muito bem como isolantes e condutores. Mas ele vai além disso, indo parar em diversas pesquisas de universidades por suas propriedades bidimensionais.


Porque o Carbono é Tão Importante Para a Vida?

Como já explicamos o carbono pode ser encontrado em diversa formas na natureza, como carvão, grafite ou diamante, mas ele tem um papel fundamental na vida do planeta, sendo encontrado hoje em dia em 18 de cada 100 espécies de deres vivos aqui em nosso planeta.

Esse elemento comum que nos liga, é um fato que leva o carbono a participar de quase toda necessidade metabólica para estes organismos.

Outro fato acerca do carbono é que ele pode ser ingerido através de hidratos de carbono, que estão muito presentes, entre elementos como massas, batata, frutas e diversos vegetais em nossa natureza. 

Esse poder de absorção que muitos desconhecem acerca do carbono é graças a substância produzida via fotossíntese.

O elemento carbono que une quase todo nosso planeta, participa diretamente e indiretamente da necessidade metabólica de muitos organismos vivos, essa é a importância dada a este elemento vital a vida.



Carbono

Por

Compartilhe