O hidrogênio é uma substância química de número atômico 1 e com representação por meio do símbolo H. Este é um elemento abundante no planeta Terra, pois mais de 70% da massa encontrada provém do hidrogênio. Esta é uma substância química que tem um papel fundamental na natureza e na indústria.

O hidrogênio é encontrado na água, o H2O. Paracelso teria usado o hidrogênio pela primeira vez por volta do século 16. O Hidrogênio tem sua nomenclatura vinculada à substância geradora de água, um nome dado por Antoine Lavoisier.

Henry Cavendish citou este elemento no ano de 1766. A massa e o número atômico do hidrogênio são 1. Ele não faz parte de um grupo específico da tabela periódica.

O hidrogênio é encontrado em dois átomos em forma gasosa, sendo então H2. Veja algumas caraterísticas muito importantes dessa substância:

  • Inflamável;
  • Incolor;
  • Insolúvel;
  • Inodoro.


Veja quais são os isótopos do hidrogênio

Deutério

Este é um isótopo do hidrogênio estável, pesado e com um próton e um nêutron localizados no núcleo. A água pesada é formada por oxigênio + este isótopo.

Trítio

Este é um isótopo do hidrogênio radioativo, composto por 2 nêutrons + 1 próton. Não é encontrado com abundância, sendo aplicado na região da mira das armas de fogo.

Prótio

No núcleo, tem apenas 1 próton. Quando está em compostos iônicos, fica com carga negativa ou positiva.


Aplicações do hidrogênio na indústria

Usado na indústria, o hidrogênio é comum no setor petroquímico, na produção de semicondutores e em pesquisas para veículos que utilizem o hidrogênio para se movimentar, uma substância considerada pouco poluente.

Mas o hidrogênio não tem só pontos positivos, pois é um combustível caro e que pode explodir com facilidade. O hidrogênio tem a função de catalisar enzimas em processos biológicos.

Uma aplicação muito famosa do hidrogênio é para a fabricação de bombas. Em um método parecido com a fusão nuclear, a energia é liberada assim que os átomos de hidrogênio ficam unidos. Edward Teller foi o grande entusiasta da bomba de hidrogênio e seu teste causou um estrondo maior do que o da bomba de Hiroshima.

O hidrogênio é um elemento pouco denso, insolúvel em água e que pode ser produzido por meio de hidrocarbonetos. O gás foi produzido de forma artificial pela primeira vez por T. Von Hohenheim, mas só recebeu seu nome oficial em 1783, tendo sido batizado por Antoine Lavoisier.