Compostos Orgânicos

Os compostos orgânicos são formados por substâncias geradas a partir de organismos vivos, que apresentam uma composição bem diferente da dos minerais, por exemplo. Quando essas substâncias são obtidas a partir de organismos não vivos, elas são chamadas de inorgânicas.

Uma descoberta foi muito importante sobre os compostos orgânicos: a presença de carbono, segundo estudos do químico Antoine Laurent Lavoisier. A Teoria da Força Vital, definida por Jöns Jakob Berzelius, no século 19, também deixou claro que os compostos orgânicos jamais poderiam ser produzidos ou sintetizados – eles precisam ser gerados somente por seres vivos.

Mais tarde, depois que os compostos orgânicos puderam ser sintetizados, a Teoria da Força Vital foi descartada e a definição dos compostos orgânicos passou a ser a seguinte: são compostos do elemento carbono, mas que precisam ter propriedades características, já que carbonatos, grafite e diamante não são gerados por seres vivos.

Depois do carbono, também é muito comum encontrar nos compostos orgânicos os seguintes elementos:

  • Halogênios Cl, Br e I;
  • Enxofre S;
  • Nitrogênio N;
  • Oxigênio O;
  • Hidrogênio H.

Todos os compostos orgânicos possuem cadeias carbônicas bastante estáveis.


Compostos orgânicos e suas características principais

Os pontos de ebulição e fusão nos compostos orgânicos são menores do que nos compostos inorgânicos. As moléculas podem se romper mais facilmente nos compostos orgânicos, já que suas ligações são mais enfraquecidas.

As ligações covalentes são predominantes, entre os átomos de carbono com hidrogênio ou somente entre os átomos de carbono, sendo estes apolares nestas ligações. Mas, quando outros elementos químicos são percebidos além de hidrogênio e carbono, é comum notar polaridade nos compostos orgânicos.

No caso dos apolares, a insolubilidade em água é uma característica dos compostos orgânicos (eles são solúveis apenas em solventes orgânicos), enquanto os polares podem ser dissolvidos em água.

A maioria dos compostos orgânicos pode pegar fogo, sendo os mais conhecidos a parafina, o gás de cozinha e a gasolina.


Quais os grupos dos compostos orgânicos?


Compostos orgânicos naturais

São formados por substâncias geradas por seres vivos, sendo as mais comuns ácidos nucleicos, carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, gás natural, gasolina, entre outros.


Compostos orgânicos sintéticos

Estes compostos são fabricados em ambiente de laboratório, são muito comuns no setor industrial, entre os quais estão: corantes, adoçantes, inseticidas, plástico, medicamentos, entre outros.

A Química Orgânica é responsável por estudar os compostos orgânicos. Ao todo, atualmente existem aproximadamente 18 mil compostos orgânicos sintéticos ou naturais. Os estudos continuam para ampliar o conhecimento, a produção e a aplicabilidade destes elementos.

Porém, a quantidade de compostos orgânicos é muito menor do que a de compostos inorgânicos, pois atualmente se tem conhecimento de aproximadamente 200 mil compostos inorgânicos.

Veja também:

Tabela Periódica