Elementos Químicos

Podemos dizer que elemento químico é representado por um grupo de átomos que possuí a mesma quantidade de prótons no seu núcleo atômico, simplificando, um elemento químico é uma elemento com átomos com o mesmo número atômico.

Para entender melhor, um elemento químico é uma relação entre uma simbologia e o número de prótons. Exemplo: O elemento Ferro possui 26 prótons, seu símbolo é o "Fe". Está claro que somente o elemento Ferro têm 26 prótons.

Mas para quem ainda não se acostumou com estas nomenclaturas, os elementos químicos podem ser denominados de forma mais simples, os chamamos também de substâncias simples.

Nesse artigo vamos demostrar de forma técnica e tentar simplificar todos os fatos e informações, com um vocabulário mais didático.

Assim você não precisa se preocupar em ser um químico em formação para entender as informações aqui contidas.


O Que São os Elementos Químicos?

Como já falamos logo no inicio do texto, os elementos químicos são um conjunto de átomos que têm em seu interior o mesmo número atômico.

E são chamamos também de substancias simples, e como uma informação importante os elementos químicos simples não podem ser decompostos.

Isso significa que um elemento químico não pode em hipótese alguma dar origem a novas substâncias simples. Ele apenas pode participar na formação de novas substâncias compostas.

E como forma de ser representado os elementos químicos podem ser vistos em siglas, onde na qual a letra inicial é maiúscula e pode ou não vir acompanhada de uma ou duas letras minusculas.

Esta denominação em forma de sigla, o número atômico é demostrado do lado esquerdo inferior de cada letra subsequente.


Qual é o Conceito de Elementos Químicos?

Em base, já definimos por cima o conceito de elemento químico, mas para deixar este artigo mais claro e simplificado, vamos dar mais algumas informações para esclarecer melhor este conceito.

Os elementos químicos em sua grande maioria possuem varias propriedades semelhantes, onde se repetem em vários períodos regulares.

Isso significa que dos mais de 110 elementos conhecidos que foram agrupados na tabela periódica, onde explicaremos mais a baixo, no decorrer do artigo, possuem as mesmas propriedades e apenas mudando a localização e agrupamento de átomos e seu número.

Desta forma clara e didática, podemos seguir para o próximo tópico deste artigo, onde falaremos das funções destes elementos químicos, que contém em suas principais características, um numero de átomo, massa atômica e uma configuração de elétros distinta.

Dizendo isso podemos repetir com mais clareza que assim que se formam os elementos, com disposições diferentes de elétrons nos níveis ou camadas que se forma ao redor do núcleo.

Assista:


Quais as Funções dos Elementos Químicos?

Antes de explicarmos as funções dos elementos químicos, precisamos entender como e por qual motivo denominamos certos elementos químicos.

Para a química em geral, existem vários compostos ou elementos que contem propriedades química semelhantes, estas são por sua vez denominadas de propriedades funcionais e por fim recebem o nome de função química.

Agora vamos para a divisão dentro dos elementos denominados com função química.

Dentro da função química existem as funcões inorgânicas que também podem ser divididas em 4 subdivisões, são elas;

  • Óxido;
  • Ácido;
  • Base;
  • Sal

Mas voltando para as divisões de funções acima, temos ainda a função orgânica. Mas calma, vamos deixar essa parte um pouco melhor detalhada logo a baixo, com uma explicação mais detalhada de cada divisão de função química e suas subdivisões.


Funções Inorgânicas

Como já dito anteriormente dentro das funções inorgânicas temos 4 subfunções e vamos explicar cada uma delas logo a baixo.

Óxido:


Os Óxidos são compostos totalmente binários, onde cada elemento O2 demonstra um número de oxidação igual a (-2), isso faz com que se torne mais eletronegativo da fórmula, tornando-o o mais potente elemento.

Ácido:


Para descrever os elementos com função Ácida basta ter em mente que toda substância que libera um íon H+ em Água, ou mais detalhadamente substâncias que em meio aquoso se dissociam, liberam o cátion H+ e um ânion diferente de OH-.

Base:


As bases são compostos que quando dispostas em meio aquoso se dissociam, liberando assim ânion OH- e um cátion diferente de H+.

Sal:


Os elementos com função salinas quando dissolvidos em água, tem seus íons dessociados e assim ganham muita mobilidade, fazendo isso se tornam condutores de eletricidade

Os sais são compostos que libram pelo menos um cátion diferente de H+ e pelo menos um ânion diferente de OH-.


Funções orgânicas

Não se esqueça que além destas subclassificações de dentro os inorgânicos temos os elementos encontrados entre as funções orgânicas, são eles, álcool, cetona, éter fenol, aldeído.

Todos estes elementos químicos são bons exemplos de funções orgânicas, e que servem como compostos e possuem um cadeira carbônica com hidrogênios terminais definida.


Como São Classificados os Elementos Químicos

Existem mais de 115 elementos químicos devidamente descobertos e catalogados, mas como são classificados estes elementos?

Se esta é sua pergunta, temos a resposta, e com toda certeza você também já deve tê-la. Porque toda pessoa se já não viu, deve ter ouvido falar da famosa tabela periódica.

Então vamos as devidas considerações da famosa tabela periódica.


Elementos Químicos da Tabela Periódica

Para a classificação de todos os elementos químicos nós temos a grandiosa tabela periódica, que foi criada pelo alemão Wolfgang Dobereiner, que pegou os elementos químicos descobertos na época e os organizou na primeira tabela periódica da nossa história.

Nesta tabela se apesentavam apenas trinta elementos químicos conhecidos até então, isso tudo ocorreu no ano de 1829.

Atualmente a classificação dos elementos é feita em cinco grandes grupos, são eles:

  • Metais;
  • Semimetais;
  • Ametais;
  • Gases Nobres:
  • Hidrogênio.

Essa classificação atual dos elementos químicos na tabela periódica é formada e classificada pelas propriedades físicas e químicas de metais, semimetais, ametais e gases nobres.

Elementos Químicos e Suas Funcionalidades

Para você entender a utilidade dos elementos químicos e todas as suas funcionalidades dentro na nossa vida cotidiana, vamos te dar dois exemplos bem claros, dos quais eles se aplicam em nossa vida.

Oxigênio (O)

Vamos começar pelo principal dentre todos, o oxigênio, que sem ele não existira vida humana na terra. A sua funcionalidade é clara e objetiva, auxilio respiratório.

Ferro (Fe)

Um dos mais usados elementos químicos na indústria em geral, ele serve tanto para fabricação de maquinas como, carros e outros meios de transporte quanto para matéria prima de pontes, edifícios e de outras infinidades de aplicações.



Elementos Químicos

Por

Compartilhe