Muitas pessoas fazem confusão entre clima e tempo, achando que ambos se tratam do mesmo estado da atmosfera, como se fossem sinônimos. A verdade é que um conceito complementa o outro quando estamos a descrever como está o ambiente na atmosfera.

É importante entender que essas não são palavras sinônimas. Quando a atmosfera está em um estado específico por um período determinado, podemos classificar isso como tempo. Veja o exemplo:


Pode me falar como está o tempo hoje onde você mora?

Sua intenção é saber se faz calor, se está chovendo, frio ou nublado. Neste caso, perguntar do tempo quer dizer saber, naquele instante, como a atmosfera está se comportando.

O conceito de tempo está ligado às condições meteorológicas, que são passageiras, como umidade do ar, temperatura do ambiente, condições de chuva e vento, entre outros aspectos.

O tempo pode apresentar uma característica muito predominante em determinadas estações. No inverno, em grande parte do Canadá, o tempo fica fechado, com muito frio e neve.

Para identificar o tempo, você pode levar em consideração alguns elementos bastante característicos. São eles: chuva, vento, umidade do ar e temperatura.

Já o clima não é uma condição passageira do ambiente da atmosfera, mas representa todo o conjunto de características que predominam em uma área por mais de 30 anos.

No clima, a atmosfera segue um padrão e costuma mudar de acordo com as estações do ano. Por isso, umidade, temperatura, vento, pressão atmosférica e outros elementos ficam caracterizados.

Ilustração Tempo e Clima

Quando dizem que o Rio Grande do Sul é mais “friozinho”, isso quer dizer que a temperatura padrão do Estado costuma ser menor do que em outras áreas do Brasil, principalmente no inverno. Isso acontece porque a região tem o clima subtropical, diferentemente do Rio de Janeiro, área do sudeste do país que tem clima Tropical.

Vários fatores interferem no clima, como altitude, latitude, massa de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas e localização geográfica. O clima ainda apresenta seus elementos principais, que são umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura e radiação.

Em resumo, o tempo pode ser considerado o estado atmosférico do momento, já o clima é classificado como o conjunto de características do tempo no período de, pelo menos, três décadas, com a observação das estações do ano, ou seja, é o comportamento atmosférico no longo prazo.


Veja também:

Estações do Ano no Brasil

Climograma

Efeito Estufa

Aquecimento Global