Aquecimento Global

O Aquecimento global é um fenômeno climático caracterizado pelo aumento da temperatura média da Terra. O processo vem se intensificando nos últimos 150 anos, impulsionado principalmente pela revolução industrial, a expansão da frota de automóveis e a degradação do meio ambiente.

Muitos cientistas acreditam que o aquecimento global tem causas antropogênicas, ou seja, está sendo provocado pelas ações do homem. O fenômeno do aquecimento global acontece da seguinte forma: a Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve parte dessa radiação de calor para o espaço, entretanto os poluentes acumulados na atmosfera fazem com que esse calor fique retido na Terra, aumentando as temperaturas do planeta.

Esse aumento da temperatura na Terra vem sendo constatado por estações meteorológicas desde 1860. Esse fenômeno intensifica condições climáticas extremas e fortalece eventos como o El Nino, dando origem a grandes desastres naturais. Além disso, o aquecimento global está diminuindo a cobertura de gelo no hemisfério norte e contribuindo para o aumento do nível dos oceanos.

As grandes quantidades de gases de efeito estufa emitidas para a atmosfera desde 1750, quando começou a Revolução Industrial, aparecem como os principais vilões desse processo. Gases como o dióxido de carbono, o metano, o óxido de nitrogênio e o ozônio troposférico contribuem para o aquecimento global. Esses gases são gerados pela queima de combustíveis fósseis.

O aquecimento global é prejudicial à saúde humana, à economia e ao meio ambiente. Para conter esse problema é preciso algumas mudanças de comportamento, como a preservação das florestas, a redução das emissões de gases poluentes e uma agenda de desenvolvimento sustentável para todos os países do mundo.

Veja também:

Efeito Estufa

Poluição Atmosférica

Tipos de Poluição

Revolução Industrial

Lixo

Leia também! Assuntos relevantes