Calor e Temperatura

Calor e temperatura são dois parâmetros importantes dentro do estudo da Física. São variáveis que estão envolvidas em diversos processos relevantes para os seres humanos e para a ciência.

Estes dois conceitos são estudados dentro da Termologia, também chamada de Termofísica. Ou seja, a ciência que estuda as variações de temperatura e os processos que geram calor.

Na prática, o calor pode ser compreendido como o processo de troca de energia entre corpos. Já a temperatura diz respeito ao nível de agitação das moléculas em um determinado corpo. Entenda melhor os dois conceitos!


O que é calor?

O calor é a energia calorífica. Ou seja, é a energia térmica que pode ser transferida de um corpo para outro. A energia de maior temperatura flui para o corpo que possui menor temperatura. O objetivo é gerar equilíbrio térmico, que acontece quando a transferência de calor faz com que os dois corpos fiquem com a mesma temperatura.

No Sistema Internacional de Unidades, o calor é medido em calorias (cal) e também em joules (J). O calor pode ser propagado por condução, convecção e irradiação. Entenda!

  • Condução – Transferência de calor ocasionada pela agitação de moléculas.
  • Convecção – Transferência de calor entre líquidos e gases, ocasionada pelo aquecimento.
  • Irradiação – Transferência de calor por ondas eletromagnéticas.


O que é temperatura?

A temperatura é considerada uma grandeza física. Ela representa a agitação das moléculas ou a energia cinética. Com essa grandeza, é possível avaliar o estado térmico de um corpo.

Objetos quentes possuem alta temperatura e objetos frios possuem baixa temperatura. Quanto mais quente um corpo, maior será a agitação das moléculas. Quanto mais frio, menor será a agitação das moléculas.

No Sistema Internacional de Unidades, a temperatura é apresentada em Celsius (°C), Kelvin (K) ou Fahrenheit (°F). Essa escala muda de um país para o outro. Enquanto no Brasil, medimos a temperatura em graus Celsius, nos Estados Unidos se usa a medida de graus Fahrenheit.

O termômetro de mercúrio é a principal ferramenta para medir as temperaturas. Ele apresenta uma escala com a marcação das temperaturas.

Termometro de mercúrio


Por que é importante saber diferenciar calor e temperatura?

Muitas pessoas acreditam que calor e temperatura são sinônimos, mas, para a Física, existem diferenças significativas entre estes dois conceitos. Entender essas diferenças é importante para conseguir compreender diversos fenômenos que estão associados às variações de calor e temperatura, como o comportamento de gases, a dilatação e as trocas de calor entre os corpos.