Estações do Ano no Brasil

As estações do ano no Brasil são únicas, cada uma com seu respectivo clima e temperatura, que caracterizam cada estação.

No verão, as temperaturas aumentam ocasionando um calor insuportável e dias chuvosos, enquanto no inverno, os dias ficam frios e secos. Na primavera e no outono, os climas tendem a serem mais suaves e mais agradáveis.

Em termos gerais, o clima do Brasil é quente. No entanto, devido ao seu enorme tamanho, existem diferenças climáticas entre as diferentes regiões, por isso é importante conhecer o clima local de cada região.

Veja também: Tipos de Clima no Brasil, Amazônia


Região Centro-Oeste

Clima tropical com verões chuvosos e invernos secos. As temperaturas médias vão de 18ºC no inverno e mais de 25ºC no verão. O norte da região tem temperaturas mais altas e maior quantidade de chuvas.

Saiba mais: Região Centro-Oeste do Brasil


Região Nordeste

Inclui climas que variam do equatorial úmido ao semiárido tropical, sendo que as temperaturas médias anuais variam entre 20 e 28ºC. É uma região com pouca chuva.

Saiba mais: Região Nordeste do Brasil


Região Norte

Clima equatorial típico em que o calor e a umidade predominam devido à proximidade da floresta amazônica. As temperaturas são geralmente altas, entre a média anual de 24 e 26ºC e tem um período de chuvas entre dezembro e maio.

Saiba mais: Região Norte do Brasil


Região Sudeste

Essa região combina o clima tropical de altitude dos planaltos e montanhas do interior com o tropical das cidades costeiras. O clima no interior é agradável e as temperaturas médias anuais raramente ultrapassam os 18ºC, produzindo por vezes geadas. Na costa, as temperaturas são mais altas.

Saiba mais: Região Sudeste do Brasil

Região Sul

Clima subtropical temperado com as temperaturas mais baixas no país. No inverno, há geadas e até neve em alguns lugares. As chuvas ocorrem ao longo do ano.

Saiba mais: Região Sul do Brasil


Estações de ano no Brasil

Verão

A temporada de verão no Brasil começa em 21 de dezembro e termina em 20 de março. Esta época é marcada pelo sol e calor constante, como resultado, sendo a estação ideal para praticar atividades ao ar livre e visitar as belas praias do país. Estação chuvosa no Sul e Sudeste.


Outono

O outono no Brasil é uma temporada que começa 21 de março e termina em 20 de junho. É considerado o melhor tempo do ano, porque as temperaturas caem e o clima fica fresco e agradável, ideal para desfrutar de atividades ao livre.


Inverno

O inverno no Brasil é de 21 de junho a 22 de setembro. Nesta estação, as temperaturas caem consideravelmente, deixando uma sensação de frio. Considerada a estação menos chuvosa do ano no Brasil.

No meio do inverno, em julho, as temperaturas variam entre 13 e 18 ° C, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Algumas cidades até experimentam nevascas ocasionais.


Primavera

A primavera no Brasil começa em 23 de setembro e, geralmente, termina em 20 de dezembro. Durante esta temporada, o clima é geralmente bastante agradável e fresco, além de ser considerada, juntamente com o outono, uma das melhores estações para viajar pelo país. Inicia a temporada de Chuvas no Nordeste e chuvas mais intensas no Centro-Oeste e Sudeste, temporada de chuvas também no Norte do país.


Veja também:

Solstício de Verão e Inverno

Equinócio de Primavera e Outono

Desmatamento da Amazônia

Agricultura no Brasil

Agropecuária do Brasil

Estações do Ano no Brasil



Por

Compartilhe