Efeito Estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural do planeta Terra, responsável pelo aquecimento do globo. Contudo, esse processo tem se tornado mais intenso graças às ações do homem, principalmente em relação à emissão de gases poluentes na atmosfera.

O homem interfere no processo natural de aquecimento da Terra, levando a uma intensificação desse processo, o que, a longo prazo, pode trazer consequências catastróficas para a vida humana e para a natureza.

No fenômeno do efeito estufa, a radiação infravermelha do Sol chega à Terra, sendo que uma parte dessa energia volta para o espaço e a outra fica nos oceanos e na superfície do planeta. Esse processo é normal, e promove o aquecimento da Terra, garantindo as condições apropriadas para a vida no planeta.

Contudo, por causa da presença de gases poluentes na atmosfera, a parte da energia que deveria voltar para o espaço acaba bloqueada, elevando a temperatura do planeta de forma prejudicial. Sendo assim, um processo que deveria ser bom para o planeta, garantindo uma temperatura média global favorável à vida, acaba se transformando em algo ruim.

A presença dos gases estufa acaba com o equilíbrio da troca natural de energia no planeta, promovendo o famoso aquecimento global, tão comentado nos dias de hoje por ambientalistas. As emissões de gases de efeito estufa acontecem principalmente pelos veículos movidos a combustível fóssil, pelas indústrias, queimadas e outras atividades humanas.

O efeito estufa tem resultados preocupantes, como o derretimento das calotas polares e a elevação dos níveis dos oceanos. O problema também causa uma maior desertificação do planeta e favorece o desenvolvimento de diversas doenças prejudiciais à saúde humana. Além disso, o efeito estufa tem ligação com alterações climáticas bruscas e com a ocorrência de secas, inundações, tornados e tsunamis.

Principais gases causadores do efeito estufa:

Dióxido de carbono (CO2) – É resultado da queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural.

Gás metano (CH4) – É resultado da decomposição da matéria orgânica, e está relacionado com a existência de aterros sanitários e lixões.

Hidrofluorcarbonos (HFCs) – São empregados em aerossóis e refrigeradores.

Ações Internacionais

Em 2015, 149 países entregaram à ONU uma relação de compromissos para a redução de gases do efeito estufa. Entretanto, as nações não se comprometeram a conter o aquecimento abaixo do limite de 2°C.

Atualmente, a China é o maior poluidor da Terra, sendo responsável por 25% das emissões de gases poluentes. O país afirmou que vai limitar suas emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030.