Biografias

Anders Celsius (1701-1744)

Anders Celsius nasceu em 27 de novembro de 1701, em Uppsala, na Suécia. Ele foi um importante professor de astronomia na Universidade de Uppsala. O pesquisador viajou por diversos países para observar o universo, entre eles Alemanha, Itália e França.

Anders Celsius realizou importantes descobertas astronômicas que foram reunidas nas obras “Novo método de determinação da distância do Sol à Terra” e “Sobre observações para a determinação da configuração da Terra”. Ele também estudou o fenômeno da aurora boreal e esteve à frente da construção do Observatório Astronômico de Uppsala.

O astrônomo participou de diversas expedições científicas e testou várias teorias sobre o universo e a física. Um dos mais importantes feitos de Anders Celcius foi a invenção do termômetro centígrado.

Em 1742, Celsius apresentou sua escala termométrica para a Academia das Ciências da Suécia. A escala Celsius é subdividida em cem partes e apresenta os pontos de fusão e ebulição da água, indicados de 0 a 100.

Anders Celsius morreu de tuberculose no dia 25 de abril de 1744, em Uppsala. Ele tinha apenas 42 anos de idade. Os restos mortais do cientista estão cemitério da Catedral de Gamla Uppsala.