Equinócio de Primavera e Outono

O equinócio é um fenômeno que marca o exato início da primavera e do outono, pois é onde o sol irá incidir com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximas à linha do Equador.

Esse termo tem origem na junção de duas palavras latinas, que são “aequus”, que significa igual e “nox”, que significa noite. Quando há a ocorrência do equinócio, o dia e a noite têm o mesmo período de duração, ou seja, 12 horas cada um.

O equinócio tem o período certo para ocorrer e compreende-se entre os meses de março e setembro, quando há uma mudança de estação. Enquanto o equinócio está ocorrendo, existe uma incidência de luz solar exatamente igual sobre o hemisfério norte e sobre o hemisfério sul.

No Hemisfério Sul, onde o Brasil está situado, o equinócio ocorre no mês de março, podendo ser no dia 20 ou no dia 21, e ele marca o início do outono e quando ocorre em setembro, ou no dia 22 ou no 23, sinaliza que a primavera está iniciando. Já no Hemisfério Norte é exatamente o contrário que acontece. Em setembro se inicia o outono e em março, está começando a primavera.

O dia no equinócio de primavera ou de outono pode variar de ano para ano, devido ao ano solar ter 365 dias e mais algumas horas, chegando a 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

Dessa forma, o equinócio de outono acontece no hemisfério que tem a mudança de verão para o outono e o equinócio de primavera acontece no hemisfério que passa da estação de inverno para a primavera.

Os fenômenos do equinócio e solstício marcam o início e o fim das estações.

Equinócio e Solstício

O que é Equinócio de Primavera?

O equinócio de primavera, também conhecido como Ponto Vernal, é o momento em que o sol atravessa o Equador do sul para o norte. O Brasil se encontra no Hemisfério Sul e nessa parte do mundo, o equinócio de primavera ocorre nos dias 22 e 23 de setembro. Já do outro lado do hemisfério, o equinócio de primavera pode acontecer nos dias 20 ou 21 de março.


O que é Equinócio de Outono?

Conhecido como Ponto Libra, o equinócio de outono é o exato momento que marca o início do outono, onde o sol faz o movimento pelo Equador do norte para o sul.

No hemisfério sul, o equinócio de outono ocorre nos dias 20 ou 21 de março. Já nos países que estão localizados no hemisfério norte, o equinócio de outono acontece nos dias 22 ou 23 de setembro.


Curiosidades

  • A cada quatro anos, os equinócios se atrasam. Isso quer dizer que, em alguns séculos, ele entrará adiantado;
  • Enquanto duram os equinócios, o sol se nasce no leste e se põe no oeste, exatamente nessas posições;
  • As luzes do equinócio de outono provocam algumas alterações biológicas nos seres vivos, como estímulos para a hibernação, faz com que as folhas das árvores caíam e que haja o amadurecimento de várias frutas e vegetais.


Veja também:

Leia também! Assuntos relevantes