Reprodução Humana

A reprodução humana é um processo que necessita do trabalho em conjunto do sistema genital do homem e da mulher. O encaixe obtido pelas formas do corpo do homem e da mulher garantem a reprodução e a continuidade da espécie humana. O homem e a mulher possuem as suas respectivas células reprodutoras, sendo o espermatozoide o do homem e o óvulo, da mulher.

Ambas as células possuem 23 cromossomos, metade da quantidade de outras células encontradas no organismo. Da junção o espermatozoide com o óvulo sai uma célula com 46 cromossomos, chamada ovo. A combinação do material genético do homem e da mulher dá origem a uma terceira formação, que resultará na formação do bebê.


Como ocorre a fecundação?

A fecundação humana ocorre quando há o encontro do espermatozoide com o óvulo. Com isso, o gameta feminino estará pronto para ser fertilizado pelo masculino e começa, assim, o processo de formação do embrião.

A fertilização e a implantação do embrião na parede do útero, dando início à gravidez, constituem a concepção.

Espermatozoides e Óvulo

Bebe na placenta

Desenvolvimento do Feto Humano


Fertilidade

Fertilidade é o termo utilizado quando está para ocorrer a fecundação, ou seja, quando um óvulo maduro e de boa qualidade da mulher e o espermatozoide com boa quantidade, mobilidade e formas normais, se juntam, fazendo com que um espermatozoide consiga penetrar no óvulo. Essa fertilização poderá ocorrer cerca de 24 a 48 horas após a ovulação. Conhecido como período fértil.

Após ser fertilizado, o embrião é encaminhado para o útero, que está preparado para recebê-lo graças aos hormônios, fazendo com que ocorra a implantação na camada interna do útero onde o bebê ficará.

Relação Sexual


Períodos

O período fértil é o espaço de tempo dentro do ciclo menstrual que a mulher pode engravidar. Isso ocorre porque, enquanto o homem produz espermatozoide o tempo todo, a mulher só libera um ou dois óvulos uma vez por mês.

Além de ser levado em conta quando há a liberação do óvulo, o cálculo também considera o tempo em que o espermatozoide tem para fecunda o óvulo, já que eles conseguem sobreviver no organismo apenas entre três e cinco dias. Portanto, o período fértil corresponde a um intervalo de seis dias que acaba no dia da ovulação.

O período fértil normalmente compreende-se no meio do ciclo menstrual, quatorze dias antes da próxima menstruação.


Parto normal e cesariana

Ambos trazem consigo o momento mais esperado da gravidez: o nascimento do bebê. O parto pode ocorrer de duas formas: natural ou cesariana. Os médicos preferem o parto natural, mas a decisão é tomada em conjunto com os pais e respeitando as condições gerais da mãe e do bebê.

Mulher Gravida

O parto normal envolve um trabalho de parto, com contrações sentidas na hora. Após isso, o médico avalia a dilatação do colo do útero e, tendo espaço suficiente para o bebê sair, é feito um corte na região perineal. Quando o colo está totalmente dilatado e as contrações forem fortes, as paredes do útero farão uma pressão e, com a força da mãe, o bebê irá sair. O parto pode durar até 15 horas.

Já a cesariana, é um procedimento que necessita de anestesia, que é aplicada na vértebra das costas. Após a anestesia, é feita uma limpeza especial e uma incisão por sete camadas até chegar ao bebê. Geralmente dura uma hora.


Leia também:
Pênis
Espermatozóides
Vagina
Sistema reprodutor
Gravidez

Leia também! Assuntos relevantes