Definição do Sexo dos Bebês

O sexo do bebê é definido no exato momento em que o óvulo é fecundado. A definição do sexo é de responsabilidade do espermatozoide.

As mulheres são caracterizadas pelos cromossomos sexuais homólogos, que são conhecidos como (XX). Isso acontece em todas as espécies dioicas. Já os homens são separados da seguinte maneira:

  • Possuem cromossomo feminino (X)
  • Possuem cromossomo masculino (Y)

O resultado é o seguinte:

  • Fêmeas – (XX)
  • Machos – (XY)

Quando há a fecundação do óvulo, o sexo do bebê está determinado, por meio da união dos cromossomos sexuais que estão presentes nos gametas masculinos (XY), os espermatozoides; com o óvulo, o gameta feminino, (XX).

Momento da fecundação, Espermatozoide e Óvulo

Os humanos possuem 46 cromossomos, sendo que metade deles vem por doação paterna e o restante por doação materna, através do espermatozoide e do óvulo. As mulheres são caracterizadas por terem somente cromossomos homólogos, todos idênticos em XX. Por isso, a doação materna será sempre de X e não é determinante para o sexo do bebê.

No caso paterno, a contribuição será determinante, pois ele poderá doar X ou Y.

  • No caso de X, o sexo do bebê será feminino
  • No caso de Y, o sexo do bebê será masculino

Além disso, os mamíferos possuem o SRY (sex-determining region Y, um cromossomo responsável pelo crescimento dos testículos no bebê). Ou seja, o sexo dos bebês é definido por meio de fatores genéticos, embora haja uma grande vontade de controlar a “escolha do sexo dos bebês”.

Alguns cientistas já trabalham em busca de mais respostas para a definição dos sexos dos bebês. De acordo com Landrum B. Shettles, um médico dos USA, isso é possível caso o casal siga rigorosamente seu método, apresentado na obra “Como escolher o sexo do seu bebê”.

Um estudo elaborado pelas unidades das Universidades de Exeter e Oxford com mais de 700 mulheres que estavam na primeira gestação observou uma estreita relação da ingestão de certos tipos de alimentos com a definição do sexo dos bebês.

Nesta pesquisa, as mães que comeram alimentos com mais calorias tiveram meninos, enquanto as que adotaram uma dieta com menos calorias tiveram meninas.

O meio científico ainda está repleto de dúvidas e teorias sobre a definição do sexo dos bebês. Os especialistas já chegaram a um consenso sobre a teoria apresentada acima, mas não há uma maneira tecnicamente eficaz para controlar ou escolher o sexo. Atualmente, já na 8ª semana de gestação é possível conhecer o sexo do bebê.

Menino e Menina

Assuntos recomendados:

Leia também! Assuntos relevantes