Biologia

Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual é um período de mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher e têm duração de 28 dias, com 3 fases bem específicas. A menstruação, período fértil da mulher, começa quando ela ainda é adolescente e se estende por toda a vida adulta, encerrando-se em um período chamado de menopausa.

O ciclo pode variar de 25 a 35 dias e, em caso de qualquer alteração nestes períodos, é importante procurar um médico. A irregularidade do ciclo menstrual é marcada pela dificuldade em identificar a data da ovulação. Assim, o período fértil não pode ser determinado com grande precisão.

Em geral, em 28 dias ocorrem a menstruação e o intervalo até a menstruação do mês seguinte. As 3 fases que dividem o ciclo menstrual são as seguintes:

Fase folicular

É a fase onde o ciclo se inicia, no dia em que a menstruação começa, com duração de 5 a 12 dias. O corpo da mulher passa a produzir o hormônio folículo-estimulante (FSH) em quantidades elevadas, os óvulos dos ovários ficam maduros, o que acarreta na liberação maior do estrogênio, hormônio que tem a finalidade de revestir o útero, que fica preparado para o caso de a mulher ficar grávida.

Fase ovulatória

Esta etapa é marcada por uma produção maior de hormônio luteinizante (LH), que tem a função de separar o óvulo mais maduro para que ele seja removido do ovário, para a ocorrência da ovulação, que acontece quando o ciclo completa duas semanas, cerca de 14 dias.

O óvulo livre segue pelas trompas até encontrar o útero, conseguindo uma sobrevida de apenas 24h quando está fora do ovário. Neste período pode ocorrer a fecundação, caso haja encontro com espermatozoide. Como os espermatozoides podem ficar vivos no corpo feminino por até 5 dias, caso a mulher tenha tido relações sexuais em até 5 dias antes de ovular, as chances de gravidez existem, cientificamente.

Fase lútea

Quando faltam aproximadamente 12 dias para o clico menstrual acabar, o folículo, que fica no ovário, inicia a produção de progesterona em quantidades elevadas. O útero, nesta etapa, segue sendo preparado para a mulher ficar grávida. As quantidades de estrogênio no corpo feminino também crescem. Alguns sintomas são mais comuns nesta etapa como inchaço, alteração do humor e hipersensibilidade nos seios.

Corpo Feminino

O que acontece no ciclo menstrual sem fecundação?

Se não houver fecundação, o folículo diminui de tamanho gradativamente no interior do ovário, existe redução de progesterona e estrogênio, o revestimento do útero é descartado pelo corpo, acontece a menstruação para, em seguida, outro ciclo menstrual começar.

O que acontece no ciclo menstrual com fecundação?

Quando a fecundação acontece, o óvulo permanece preso nas paredes uterinas. O corpo passa a iniciar a produção de um hormônio chamado de hCG, responsável por manter o folículo em plena produção de progesterona e estrogênio em quantidades maiores, para que o revestimento do útero forme a placenta.

Como saber se está no período fértil?

Alguns sinais são usados para saber se a mulher está no período fértil do ciclo menstrual. Entre eles estão os seguintes:

• Hipersensibilidade nos seios;
  • Dor uterina leve;
  • Corrimento vaginal transparente, parecido com clara do ovo;
  • Cólica leve, que não demora para passar.

Como o ciclo menstrual pode ficar irregular?

A irregularidade do ciclo menstrual acontece quando não é possível saber a data da chegada da menstruação. Alguns fatores costumam tornar o ciclo menstrual irregular, como:

• Fim da gravidez;
  • Começo da vida fértil, em geral por até 2 anos depois da primeira menstruação;
  • Ovários policísticos;
  • Antes da menopausa, por causa de mudanças hormonais intensas;
  • Distúrbios alimentares com redução drástica do peso;
  • Atividade física em excesso;
  • Trocar o anticoncepcional;
  • Estresse elevado;
  • Problemas emocionais;
  • Entre outros.

Se a mulher perceber que há algum tipo de tumor na região genital, inflamação ou dores estranhas, é importante procurar um médico ginecologista. O médico também deve ser consultado caso a menstruação atrase por mais de 3 meses.

Temas relacionados:

Reprodução Humana