O artigo de opinião é um importante gênero textual, principalmente dentro do jornalismo e da comunicação em geral. Este tipo de texto apresenta características argumentativas e dissertativas. O autor é responsável por transmitir uma mensagem objetiva, tendo como ponto de partida sua própria opinião e visão de mundo.

O artigo de opinião mostra aquilo que o autor acredita e tem como objetivo apresentar um tema específico sob um ponto de vista. É um texto que está frequentemente em jornais e revistas, onde os articulistas informam os leitores de maneira persuasiva.

O principal ponto do artigo de opinião é a argumentação, um recurso da retórica que é usado para influenciar os receptores da comunicação. O autor pode apresentar o artigo de opinião em todos os veículos e mídias de comunicação, como TV, rádio, revista, jornal, blog, redes sociais, canais do Youtube, entre outros. O posicionamento do autor deve ficar sempre claro e evidente no artigo de opinião.

O tema e o argumento principal devem estar presentes no decorrer de todo o artigo. O assunto abordado precisa ser sustentado por informações verdadeiras e coerentes.

Ao assinar um artigo de opinião, o autor ou jornalista entende que terá plena responsabilidade pelo conteúdo. Por isso, a importância de usar como base informações e dados com veracidade. O artigo de opinião precisa ser assinado pelo autor.

Alguns vestibulares exigem o artigo de opinião na seleção de estudantes universitários. A ideia é fazer com que os candidatos possam desenvolver artigos opinativos com coerência, conhecimento e bom senso.

Veja dicas para: Enem e Vestibular

Nessa produção textual, o ideal é que o conteúdo seja leve, direto, persuasivo e com dados e argumentos precisos. Normalmente, os artigos de opinião expressam temas atuais.

As principais características do artigo de opinião são: textos produzidos em primeira ou terceira pessoa, textos persuasivos, textos argumentativos, conteúdos assinados pelo autor, linguagem objetiva e temáticas atuais, com assuntos relevantes para a sociedade.

O artigo de opinião deve ter um título, verbos no imperativo, dados e informações verdadeiras. Para fazer um artigo assinado, é preciso dominar o tema, seguir a estrutura dissertativa-argumentativa, ter uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

Mulher lendo jornal

A introdução precisa apresentar ao leitor o tema do artigo, o desenvolvimento deve ter o ápice da opinião do autor e da argumentação e a conclusão é o desfecho, com ideias e possíveis soluções para o problema central apresentado.

Lembrando que o autor pode emitir livremente sua opinião, mas precisa assumir suas declarações com veemência, ética e transparência. Alguns artigos opinativos podem ser bastante polêmicos. Em alguns assuntos delicados, a contestação do artigo de opinião é frequente.

Pessoas que estão sempre bem informadas e que trabalham bastante seu senso crítico têm mais facilidade de produzir artigos de opinião. A linguagem do artigo precisa ser sempre adequada ao perfil do leitor.


Assuntos Relacionados:

Leia também! Assuntos relevantes