Genes Dominantes e Genes Recessivos

O DNA é um material genético que está presente nos genes, considerados partículas que são capazes de produzir proteínas responsáveis por características vinculadas à hereditariedade. Por isso, os genes podem ser classificados de acordo com suas diferentes categorias genéticas:

  • Dominantes – são os homozigotos (AA) e heterozigotos (Aa)
  • Recessivos – são os homozigotos (aa)

Também é importante saber sobre os genes alelos, que são compostos de pares e também representam um segmento do DNA. Logo, um dos genes alelos é adquirido da mãe e outro do pai, respectivamente por meio do óvulo e do espermatozoide.

Os genes alelos recessivos são sempre identificados pela dupla letra minúscula na simbologia, como é o caso de aa. Os genes alelos dominantes são representados por letras maiúsculas, como AA. Quando são idênticos, no caso anterior, são chamados de homozigotos. No caso de serem diferentes, como Vv, a classificação correta é de heterozigoto.

Estrutura, Microbiologia, DNA

O que são os genes dominantes?

Os genes dominantes são aqueles que se sobressaem e, por consequência, são capazes de estabelecer uma característica genética por meio da hereditariedade. Mesmo sem ter o alelo dominante, eles são capazes de garantir determinação de caráter. Por isso, segue mais uma classificação:

Dominante Homozigoto Puro é quando só há letras maiúsculas, como em VV. Já o Dominante Heterozigoto Híbrido é reconhecido por ter uma letra maiúscula e outra minúscula, como em Vv.

Os genes alelos dominantes são responsáveis por diversas características genéticas típicas dos seres humanos, como lábios grossos, cabelo escuro, nariz aquilino, olhos escuros, lobo da orelha deslocado, dedo mindinho curvado, capacidade de enrolar a língua, calvície e polegar curvado.

Algumas doenças também estão vinculadas aos genes alelos dominantes, entre elas a Doença de Huntington e a Polidactilia.

Bebês, Herança genética


O que são os genes recessivos?

Já os genes recessivos não se manifestam quando há um gene dominante, mantendo-se “camuflados”. Eles somente manifestam suas características quando estão duplamente presentes, como em vv ou bb, por exemplo.

Existem muitas características que estão vinculadas aos genes alelos recessivos, entre elas os olhos azuis, cabelo loiro, lobo da orelha colado, não conseguir enrolar a língua, ter polegar reto, nariz reto, lábios finos, ser canhoto, entre outras. Algumas doenças também estão vinculadas aos genes alelos recessivos, como miopia, albinismo, hemofilia e daltonismo, por exemplo.

Os genes dominantes e os genes recessivos são muito importantes para determinarem as características físicas de um indivíduo, assim como algumas doenças. Os estudos sobre herança genética ficaram robustos com Gregor Mendel, em 1865, e suas publicações resultaram na Lei de Mendel, Lei da Dominância e Lei da Segregação, que explicam como os genes dominantes se destacam sobre os genes recessivos e como ambos são responsáveis por características físicas que remetem a uma linha de ancestralidade.


Veja também:

Leia também! Assuntos relevantes