Homozigoto e Heterozigoto

Os termos homozigoto e heterozigoto são usados e estudados na genética. Os dois conceitos têm relação com a presença de alelos iguais ou diferentes em cromossomos homólogos.


Confira as definições de Homozigoto e Heterozigoto:

Homozigoto

É chamado de homozigoto o indivíduo puro, ou seja, que apresenta alelos que codificam determinada característica, gerando igualdade. Isso quer dizer que são alelos iguais, que produzem somente um tipo de gameta. Um exemplo é a ervilha, que só apresenta sementes verdes quando é recessiva, ou homozigota. Nestes casos, a ervilha tem um genótipo vv, dando origem apenas a gametas v.


Heterozigoto

É chamado de heterozigoto o indivíduo que tem dois alelos diferentes. Neste caso, também cabe a nomenclatura de híbrido.


Qual a importância dos conceitos Homozigoto e Heterozigoto na genética?

Todos os cromossomos contam com genes, que são as sequências de DNA que dão origem a algumas características específicas nos seres. No caso dos humanos, os organismos são diploides, com células que possuem cromossomos organizados em pares homólogos.

cromossomos

No caso do organismo homozigoto, é possível dizer que ele conta com dois alelos iguais. Todos os gametas de um homozigoto também serão iguais. A representação de indivíduos homozigotos pode ser dada como AA ou aa. Existem homozigotos recessivos (aa) e homozigotos dominantes (AA).

Já no organismo heterozigoto, os alelos são diferentes. A representação do indivíduo heterozigoto pode ser feita como Aa. Os homozigotos produzem gametas distintos.

Este estudo ajuda os cientistas a identificarem características comuns em algumas populações e seres, de acordo com o seu aspecto genético. Os genes podem ser responsáveis pela cor de uma semente, por uma característica dominante, entre outras coisas.

O indivíduo heterozigoto, com cromossomos homólogos e alelos diferentes, têm dois gametas, um com perfil alelo recessivo e outro classificado como alelo dominante. Já o indivíduo homozigoto tem cromossomos homólogos com genes alelos responsáveis por uma determinada característica. Neste caso, são produzidos gametas de um único tipo, seja ele dominante ou recessivo.

Basicamente, para distinguir um indivíduo heterozigoto de um indivíduo homozigoto é preciso simplesmente analisar seus alelos. Em resumo, alelos em cromossomos homólogos iguais são responsáveis por homozigoto, enquanto alelos diferentes geram heterozigotos.


Assuntos Parecidos:

Leia também! Assuntos relevantes