A reprodução dos vegetais depende de uma estrutural especial para garantir fertilidade, chamada de esporófilo. O esporófilo tem a função de produzir esporângios, enquanto estes produzem esporos.

O esporófilo pode aparecer como folhas com estruturas de reprodução modificadas, como é o caso das licófitas e samambaias, que possuem fertilidade. Em plantas que possuem flores, classificadas de angiospermas, os carpelos e estames são estruturas da flor que são consideradas esporofilo.

A fotossíntese das plantas terrestres é muito importante e é feita pela folha, que tem clorofila, caracterizada pela coloração verde. Este pigmento fotossintético é encontrado nos cloroplastos, que são organelas celulares que estão em organismos que fazem fotossíntese, incluindo as plantas terrestres.

Leia: Fotossíntese

As estruturas foram se alterando conforme o modo de vida de cada planta e seus tipos de folhas. No caso da heterofilia das samambaias e licófitas há variação entre as espécies. Nas licófitas, as folhas acabam sendo diferentes em esporofilos, com seus megasporofilos e microporofilos, ambos produtores de esporos.

Esporófilo, folha

No caso da samambaia trepadeira, ela não tem estrutura de reprodução, como esporo e esporângio, já que a folha fértil está no esporófilo. A fertilidade é grande: 20 mil esporos são produzidos para cada uma das folhas férteis.

O sistema caulinar é que determina a sobrevivência das flores nas angiospermas. A formação deste sistema é de folhas e caules. A reprodução dessas plantas acontece justamente na flor, após a ocorrência do ápice caulinar.

Leia: Caule, Sistema caulinar

As pétalas e sépalas constituem a flor. As estruturas de reprodução são formadas pelos carpelos e estames. O microsporofilo das plantas é o androceu, que representaria a casa masculina. Os óvulos são produzidos pelos carpelos. O gineceu é formado por vários carpelos, ou megasporófilo.

É importante destacar que, dependendo do organismo que está sendo estudado, a nomenclatura usada acima pode mudar. Esta é uma área de estudo de grande importância dentro da biologia, pois expressa como ocorre a reprodução das plantas.


Veja também:

Reprodução Vegetal

A Evolução das Pteridófitas

Os principais grupos vegetais

Florestas

Leia também! Assuntos relevantes