Solstício de Verão e Inverno
É através dele que as estações do ano são definidas. Para melhor entender, imagine que o verão do ano de 2016/2017 no Hemisfério Sul iniciou as 07:44 horário de Brasília do dia 21 de dezembro de 2016 e terminou no dia 20 de março de 2017, às 07:29, também no horário de Brasília. Como iniciou o verão no Hemisfério Sul, no Hemisfério Norte está iniciando o inverno.
Esse momento preciso do início do verão, com os dias e as horas definidas, é chamado pelos astrônomos de solstício de verão. No momento em que o Hemisfério Sul está passando pelo solstício de verão, o Hemisfério Norte está passando pelo solstício de inverno.
O solstício é um momento que tem mês, dia, hora, minuto e segundo muito bem calculados pelos astrônomos. É através desses cálculos que são determinados quando os solstícios irão ocorrer. Não é um período qualquer. Sendo assim, quando as pessoas dizem “estamos no solstício”, essa afirmação está incorreta. O certo a se dizer é que está se passando pelo solstício, entrando assim, na estação do ano correspondente.
O que é Solstício de Verão?
Solstício de Verão é um fenômeno da astronomia que marca o início do verão. É no preciso instante que o determinado hemisfério da Terra está inclinado cerca de 23,5º na direção do sol, de modo que ele possa receber em maiores quantidades, os raios solares.
A palavra “solstício” tem a sua origem no latim, “solstitius”, que significa “ponto onde a trajetória do sol parece não se deslocar”.
É no período do solstício de verão que acontece o dia mais longo do ano, e assim, também a noite mais curta. Tudo isso por causa da iluminação por parte dos raios de sol.
Esse fenômeno acontece graças aos movimentos de rotação e translação do planeta Terra, pois são através deles que a luz solar é distribuída de forma diferente entre os dois hemisférios.
Solstício de verão no Hemisfério Sul
Quando o solstício de verão está ocorrendo no Hemisfério Sul, que é quando o verão está se iniciando nesse hemisfério, as pessoas que habitam no Hemisfério Norte estão passando pelo solstício de inverno, que é considerado o dia com a noite mais longa do ano.
Geralmente o solstício de verão ocorre ou no dia 21 ou no dia 22 de dezembro, que são os dias em que a radiação do sol incide de forma vertical no Trópico de Capricórnio.
Só para um exemplo para fixar o raciocínio, o Brasil se encontra no Hemisfério Sul, enquanto a Europa e os Estados Unidos estão situados no Hemisfério Norte e é por isso que, enquanto aqui está verão, nesses pontos o inverno predomina e vice-versa.
O que é Solstício de Inverno?
O solstício de inverno já é um processo totalmente contrário ao solstício de verão. Ele é conhecido por marcar o início do inverno. Quando entra em ação esse processo, isso quer dizer que a luz do sol não irá incidir tanto fulgor no hemisfério que ele terá iniciado.