Energia solar é a fonte de energia que é obtida pela luz do sol, sendo renovável e utilizada para o aquecimento de água (energia térmica) ou como fonte de energia elétrica.

Ela e a energia eólica são as formas limpas de produção de energia que mais cresce no mundo.

Ela é, simplesmente falando, a energia derivada do sol na forma de radiação solar.

Como funciona a energia solar?

A energia solar é oriunda da luz do sol e a sua forma de captação se dá através das placas solares, que fazem a captação da energia luminosa e a transforma em energia térmica ou elétrica. Além disso, esse tipo de energia pode ser obtido nas usinas solares compostas por diversos painéis que fazem a captação da energia do sol.

Instalação de Paineis Solares

Vantagens e desvantagens da utilização da energia solar

Ao que tudo indica, a utilização da energia solar se tornará a principal fonte de energia do mundo, até 2050.

Uma fonte de energia que oferece diversas vantagens, como:

  • É uma energia que se renova, limpa e barata, já que o sol está exposto gratuitamente, o que é totalmente diferente das fontes de energia que consomem combustíveis fósseis, por exemplo, que são totalmente poluentes e limitados;
  • É uma fonte de energia que está começando a ser estudada mais a fundo e, quanto mais a estudarem, mais barata ela ficará;
  • As usinas que utilizam a energia heliotérmica ou concentrada, que não utilizam toda a energia, conseguem armazenar o que sobrou e utilizá-la depois;
  • Regiões isoladas também poderão receber a energia solar;
  • Existe pouca movimentação para realizar manutenção.

Assim como vantagens, a energia solar também apresenta algumas desvantagens, como:

  • Tem um custo muito elevado para as placas;
  • É preciso ter boa insolação, pois caso fique sem a luz do sol, poderá não haver energia;
  • É preciso uma grande quantidade de matéria-prima para a fabricação dos equipamentos.

Placas Fotovotaicas

Tipos de energia solar

A energia solar é capaz de produzir energia elétrica ou energia térmica. Essa transformação se dá através dos seus diferentes tipos, que são:

Aquecimento solar – onde a energia do sol é utilizada para aquecer a água das residências e indústrias. Os coletores solares são os sistemas com uma superfície escura que faz a absorção da luz solar, fazendo a transmissão do calor para a água.

Placas solares fotovoltaicas – essa forma de captação utiliza um método direto para a produção de energia elétrica. As células solares, também conhecidas como fotovoltaicas ou fotoelétricas, capturam a luz do sol. Essas células são feitas de materiais semicondutores, em sua maioria, de cristais de silício.

As partículas do sol entram em contato com os átomos do silício, e acabam provocando o deslocamento dos elétrons, o que gera a corrente elétrica, utilizada para recarregar a bateria.

Energia Heliotérmica – essa energia é captada através de uma forma indireta, onde a luz solar é refletida por espelhos e concentra a sua forma de calor em um receptor.

Logo após, essa energia é transformada em energia mecânica, para depois chegar à energia elétrica, parecida com o que acontece com a usina termoelétrica.


Energia solar no Brasil e no Mundo

No Brasil, a energia solar tem uma representação de apenas 0,02% da produção, e tem como objetivo alcançar 4% até 2024.

Já no restante do mundo, a energia solar representa apenas 1%. Os seus maiores produtores são: Alemanha, Itália, Espanha, Japão e Estados Unidos.

Leia também! Assuntos relevantes