Conhecimento Empírico
Existem alguns tipos de conhecimento, que são classificados de acordo com a forma como o repertório de alguém é organizado. Tenha como repertório a quantidade e a qualidade de informações adquiridas por uma pessoa ao longo de sua vida. E o conhecimento empírico é, também, uma dessas formas de conhecimento organizada a partir de um repertório.
No caso do conhecimento empírico, o repertório se resume, basicamente, a observar algo ou alguém e, a partir desta observação, reter o aprendizado ou a informação. Existem dois pontos muito importantes para o conhecimento empírico, que são os seguintes:
- Não é necessário fazer uma confirmação científica ou uma investigação para validar este tipo de conhecimento;
- O repertório é formado pela experiência, vendo alguém fazer ou fazendo você mesmo.
Por isso, pelas suas características mais simplificadas, o conhecimento empírico está muito ligado ao senso comum.
Características importantes do conhecimento empírico
O conhecimento empírico está desconectado do compromisso de descobrir o mecanismo das coisas, dos funcionamentos, das lógicas e dos sistemas. A importância existe apenas no sentido de saber que uma ação leva a uma reação. Basta este esquema linear de efeitos para que o conhecimento empírico seja obtido.
Veja este caso típico do conhecimento empírico: antes da Idade Média, ao colocar um pedaço de madeira em um poço de água, a madeira era capaz de boiar. Através desta experiência (colocar a madeira e ver qual o resultado do objeto estar ali) viu-se que ela não afundava, mas não havia nenhuma preocupação em saber por qual motivo ela boiava, como descobrir a força do empuxo e outras teorias da Física.
A ingenuidade é bem marcante no conhecimento empírico, por causa da simplicidade das deduções. Por isso, existe uma grande possibilidade de erros nas práticas ligadas a este conhecimento, especialmente quando não há falhas explícitas e a limitação dos resultados é uma consequência.
Há diversos exemplos de como o conhecimento empírico influenciou nosso repertório ao longo dos anos, sempre através da experiência que as pessoas tiveram executando determinada tarefa e transmitindo para as gerações seguintes essas informações, normalmente pela observação.
Leia também: Teoria do Conhecimento, Lógica
Quais são as experiências necessárias para o conhecimento empírico?
A palavra observação no conhecimento empírico possui um sentido mais amplo. Observar, neste caso filosófico, não é apenas “ficar olhando” alguém executar uma atividade.
Existem diversas maneiras de adquirir conhecimento empírico e formar um repertório. Entre elas, estão as seguintes:
- Ver alguém fazendo algo;
- Ler um livro;
- Por meio de relações interpessoais;
- Ver programas de TV;
- Assistir a um tutorial no Youtube;
- Entre outras maneiras!
Veja que o conhecimento empírico ainda está muito presente nos dias de hoje. Se você nunca trocou o pneu de um carro, por exemplo, como vai fazer pela primeira vez? Provavelmente, observar alguém fazendo pessoalmente (relações interpessoais), procurar um vídeo na internet ou procurar um passo a passo, também na internet ou em um tipo de manual, pode contribuir com este processo.
Mesmo que o esquema de troca de pneus que você encontrou possa ser aprimorado, você não estará preocupado com isso: basta funcionar – essa é uma das principais características do conhecimento empírico.