Biografias

René Descartes (1596 – 1650)

O método cartesiano de pensamento foi criado por um matemático e filósofo da França, chamado René Descartes. Nascido em 1596, ele foi o autor de uma frase emblemática, “Penso, logo existo”, ecoada até hoje em todos os cantos do mundo, nos mais diferentes idiomas. Descartes é considerado o pai do pensamento moderno.

Nascido em 31 de março em Touraine, seus estudos primários aconteceram em Le Grand – Royal Henry, um colégio jesuíta, onde permaneceu até 1615. Depois, se formou em 1616 na Universidade de Poitiers, quando finalizou o curso de Direito. Para René Descartes, a matemática era o método que comprovaria a verdade filosófica, contrariando toda a lógica escolástica.

Casa natal de Descartes
(Casa Natal de Descartes)

Junto com Isaac Beeckman, um cientista da Holanda, aprimorou os estudos voltados para a matemática, principalmente para a geometria analítica. Em seguida, apresentou o método científico moderno, apresentando assim um completo rompimento com a filosofia de Aristóteles.

(Dióptrica de Descartes – Ensaios científicos de Descartes. Nessa figura ele representa leis da reflexão e da refração. Tentativa de compreender como o olho humano gerava as imagens)

René Descartes viajou com Maurício de Nassau até o ano de 1649, em diversas empreitadas, tempo em que vivia na Holanda. Diversos trabalhos importantes foram realizados neste período, tais como:

• Criação do Plano Cartesiano;
  • Aprimoramento do sistema de coordenadas;
  • Desenvolvimento da geometria analítica;
  • Combinação de filosofia e matemática.

Casa em que Descartes morou na Holanda
(Casa em que Descartes morou na Holanda)

O heliocentrismo, por exemplo, foi apresentado na obra “O Tratado do Mundo”, mas o matemático ficou com medo da inquisição e não arriscou a publicação do material. Mudou-se para a Suécia em 1649 e acabou morrendo um ano depois, vítima de problemas pulmonares.

Leia: Revolução Copernicana

Na Filosofia, René Descartes voltou seu raciocínio para a busca da clareza absoluta, com pensamentos voltados para a natureza, sem especulações que estivessem desvinculadas da prática.

Discours de la Méthode pour bien conduire sa raison à chercher la verité dans les sciences, Discurso sobre o Método

Em 1637, René Descartes apresentou o Discurso sobre o Método, um tratado de filosofia que vinculava a verdade absoluta com a existência. A partir da dúvida, era possível colocar em análise as teorias anteriores. Para isso, neste método, são necessários 4 passos:

• Algo só é verdadeiro depois de ser reconhecido como verdade
  • Através de um método sistemático, todos os problemas são analisados e solucionados
  • O sistema deve ser executado da maneira mais simples até a mais complexa
  • Depois, é necessário fazer uma revisão de todo o processo para que nenhum dado fique omitido

A dúvida é o ponto de partida do método proposto por René Descartes. O conhecimento verdadeiro só é alcançável depois que a dúvida não existe mais. Por isso, para ele, a matemática era uma ciência com um nível elevado de pureza, pois é exata. Assim, sua existência parte da sua possibilidade de pensar. Por isso, ele existia como um reflexo de seu pensamento. Assim, surgiu o termo “penso, logo existo”.

René Descartes também refletiu sobre outros princípios, dizendo que problemas difíceis jamais seriam solucionados por métodos simples e fáceis. E a verdade só é alcançada depois que você duvidar de tudo, o quanto for necessário. Ou seja, nada adianta ter uma mente boa, se ela não for usada corretamente!

Crédito da imagem da capa: Wikimedia