A Idade Média corresponde a um período da história iniciado em 476, com o fim do Império Romano do Ocidente. O fim desta era aconteceu em 1453, quando os turcos conquistaram Constantinopla. Portanto, a extensão da Idade Média vai do século V ao século XV.

A Idade Média também é conhecida como uma era marcada como Idade Das Trevas. Muitos estudiosos afirmam que, nesta época, houve uma mudança sensível na produção de arte, filosofia e material intelectual, marcada pelo retrocesso. Este é um pensamento humanista, que também criticava o novo posicionamento institucional desta era, quando comparado com o período clássico.

A Idade Média pode ser separada em duas fases. São elas:

  • Alta Idade Média
  • Baixa Idade Média

Idade Média, Espadas

Características principais da Alta Idade Média

Esta fase foi marcada pela extrema falta de segurança e estabilidade na sociedade, desde o século V até o século IX. Neste período houve o avanço dos povos germanos, vinculados aos Reinos Germânicos. Eles se estabeleceram na área de fronteira do Império Romano e ficaram popularmente conhecidos como bárbaros. Não dominavam o latim e eram forasteiros. Diversos reinos germânicos foram estabelecidos neste período e localização.

Nesta época, o reino mais forte era o dos Francos, que dominava a Europa Ocidental. Também havia um papel muito importante na sociedade que era exercido pela Igreja Medieval, que se apresentava como Sacro Império e estava melhor estruturada, cuidando das bases do cristianismo e combatendo o paganismo.

A formação do feudalismo aconteceu no século V, com uma estrutura própria que deu origem ao Sistema Feudal, ocupando um espaço deixado pelo Império Romano.

Veja:
Feudalismo
Civilização Romana

Na área de Constantinopla, instaurou-se o Império Bizantino, que perdurou durante toda a era medieval e conseguiu responder à altura a todos os ataques bárbaros. As Guerras Santas travadas por Maomé resultaram no Islã, no Oriente Médio, em 630. Surgiram, assim, os árabes e o islamismo, que foi crescendo até ocupar um amplo território, em locais da África, Europa e Ásia.


Características principais da Baixa Idade Média

Esta fase corresponde do século X até o século XV. Muitos fatos marcaram este período da Idade Média, principalmente a reestruturação do espaço urbano na Europa, a crise ampla no Sistema Feudal, o crescimento comercial no espaço europeu e a consolidação da monarquia em diversos territórios. Também houve a formação do que foi chamada posteriormente de cultura medieval.

Os turco-otomanos também conquistaram muito espaço e poder até o século XIV. Já o Império Bizantino perdeu território e ficou restrito apenas à área da Constantinopla. Em 1453, houve o fim do período conhecido como Idade Média.


Conteúdo relacionado:

Iluminismo

A Formação da Europa Medieval

As Invasões Bárbaras - Idade Média

Leia também! Assuntos relevantes