Fatos Gerais

Conhecimento Científico

O conhecimento científico é importante e sempre foi muito valorizado ao longo da história da humanidade. Para existir e ser classificado como tal, a comprovação, através de fatos e elementos concretos, é essencial para o conhecimento científico.

O conhecimento científico é obtido através de inúmeros experimentos, tentativas, erros e acertos, amostras e observações. Ele é construído na prática, eliminando todas as hipóteses, tentando chegar à verdade profunda, onde é possível encontrar, definitivamente, a validade ou a falsidade de alguma informação.

No conhecimento científico, a resposta só é obtida quando se chega ao limite das experimentações, à exaustão da pesquisa, que faz parte do processo de conquista deste tipo de conhecimento. Para isso, é usado o método científico, que parte de uma lógica de direcionamento para todo o processo de obtenção do conhecimento.

Informações importantes sobre o conhecimento científico

O conhecimento científico depende de uma sistematização, chamada também de método científico. É através de uma sequência lógica, com eliminação de perguntas/hipóteses, que os pesquisadores seguem em busca de um saber ordenado, composto por ideias que se referem a uma teoria, que pode ou não ser validada.

A verificabilidade é uma condição importante do conhecimento científico, sem ela este tipo de saber praticamente não existe. Se algo não pode ser verificado, a ciência não pode comprovar.

Apenas depois da comprovação da teoria é que a ciência considera que uma teoria tem validade científica. Outra característica importante sobre o conhecimento científico é que ele não é finito ou definitivo – uma teoria pode superar outra, ou mesmo invalidar uma teoria ultrapassada. Como a busca é constante, este tipo de saber é falível e pode sofrer uma substituição.

Isso acontece devido às experiências diferentes, que comprovam outros resultados para determinada teoria. Exemplos: algumas vezes recebemos a informação de que determinado alimento faz bem para a saúde humana, passa algum tempo uma pesquisa científica identifica que o mesmo alimento pode fazer mal para algum dos nossos órgãos.

Ou, em outro caso, a ciência estuda e elabora versões atualizadas de medicamentos, sendo que os antigos são descartados, seja porque as pesquisas mostram que seus efeitos são pequenos na melhora da saúde do paciente ou porque causam mais efeitos colaterais do que os remédios novos. Como acontece todo este processo? Através de pesquisas típicas do conhecimento científico.

Veja as principais características do conhecimento científico

  • Acumulativo;
  • Analítico;
  • Explicativo;
  • Racional;
  • Factual;
  • Objetivo.

O conhecimento científico é necessário para, entre outras finalidades, desmistificar vários saberes vinculados ao senso comum, onde pessoas transmitem o conhecimento de geração em geração, ao longo dos anos, sem o menor questionamento dos fatos ou preocupação em comprovar a verdade.

Crédito da imagem da capa: Mohamed Hassan / Pixabay

Adblock detectado

Por favor, desative o adblock! Quando você bloqueia a propaganda, você está impedindo que o serviço continue gratuito. Agradecemos a sua compreensão =)