Biografias

Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794)

Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em 26 de agosto de 1743. Ele foi um importante químico francês, nascido em uma família que fazia parte da nobreza do país. Lavoisier recebeu uma excelente educação em toda a sua vida, e no ano de 1764 se formou em direito, profissão que nunca exerceu por conta de sua paixão pela ciência.

Lavoisier foi um dos mais célebres cientistas da história do mundo. Ele pesquisou diversas áreas da química e contribui de maneira fundamental para o avanço da ciência. O cientista foi um dos responsáveis pela publicação da obra “Método de Nomenclatura Química”, que provocou uma reforma na linguagem científica de sua época. Foi Antoine Laurent de Lavoisier quem criou a terminologia substância química. Ele também publicou o “Tratado Elementar da Química”.

Antoine Lavoisier fez importantes descobertas sobre o oxigênio e realizou experimentos pioneiros com gases. O cientista foi casado com Marie-Anne, que era quem traduzia textos científicos do inglês para que o marido pudesse estudá-los.

Lavoisier é considerado o pai da química moderna. Por conta de sua atuação durante a Revolução Francesa, Lavoisier acabou morrendo guilhotinado no dia 8 de maio de 1794, após um julgamento sumário.