Respiração Celular
A respiração celular é um processo destinado à obtenção de energia química. Essa energia é retirada das moléculas de substâncias orgânicas, como os carboidratos e os lipídios, por exemplo.
Durante a respiração celular, acontece a liberação da energia que permite o correto funcionamento das células. Neste processo, ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), importante elemento dentro das necessidades energéticas dos seres vivos.
A respiração celular tem três etapas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa. Nesta atividade também acontece o processo de conversão de ligações químicas em energia para diversos processos vitais.
A respiração celular é, basicamente, classificada como o processo que gera a energia utilizada pelos seres vivos. Na respiração também ocorre a liberação de dióxido de carbono e água.
A organela que trabalha na respiração celular é a mitocôndria. No processo de respiração celular acontece uma troca de oxigênio e dióxido de carbono com o meio externo.
Assista às videoaulas do professor Paulo Jubilut sobre respiração celular:
Etapas da Respiração Celular:
- 1. Glicólise – Etapa anaeróbia da respiração celular.
- 2. Ciclo de Krebs – Reações biológicas da célula.
- 3. Cadeia respiratória – Destinação dos hidrogênios liberados na glicólise e no ciclo de Krebs.
- 4. Fosforilação oxidativa – Uso da energia liberada pela oxidação para produzir trifosfato de adenosina (ATP).
Veja na figura:
A respiração celular acontece de forma constante nos organismos vivos. No processo, a energia química liberada na oxidação é transformada em calor, que ajuda a manter a temperatura corporal dos mamíferos e das aves.