Fisiologia Vegetal

A fisiologia vegetal é a ciência que estuda os processos da vida das plantas, explicando princípios físicos e químicos. O profissional de biologia que se dedica a essa área tem como objetivo compreender o funcionamento do vegetal dentro da natureza, ressaltando os materiais e propriedades que são encontrados nas plantas.

Além dos processos físicos e de desenvolvimento, a fisiologia vegetal se preocupa muito com a bioquímica da planta e também com o trabalho que ela realiza, que pode ser mecânico, químico, osmótico ou elétrico. Nesta área, também são estudadas as mudanças energéticas dos vegetais.

Essa é uma área relevante para o avanço da botânica, pois analisa as funções das plantas, bem como seus fenômenos vitais, como o metabolismo vegetal, o desenvolvimento vegetal e a reprodução vegetal. Os estudos também contemplam a genética, as estruturas fundamentais para a vida de uma planta e os processos desenvolvidos pelos vegetais, com destaque para a fotossíntese.

O crescimento das plantas também é estudado na fisiologia vegetal, levando-se em conta fatores como luz, temperatura, comprimento do dia e gravidade. Em resumo, a fisiologia vegetal estuda todos os mecanismos que fazem as plantas crescerem e se desenvolverem.

As principais áreas desse estudo são: fotossíntese, respiração celular, nutrição vegetal, hormônio vegetal, tropismos, nastismos, fotoperiodismo, ritmos circadianos e germinação de sementes. Esta é uma disciplina muito importante dentro da biologia, pois nos leva a entender a planta como um organismo complexo e dotado de grande relevância para a vida na Terra.