Teoria de Maxwell

Teoria de Maxwell

Por

James Clerk Maxwell foi um físico, nascido em 13 de junho de 1831, em Edimburgo, na Escócia. Maxwell foi o responsável por uma famosa teoria eletromagnética do século XIX.

Maxwell estudou o eletromagnetismo entre 1854 e 1879. Seus estudos foram divididos em trabalhos sobre os fundamentos da teoria eletromagnética; e no Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo.

Segundo a teoria de Maxwell, o eletromagnetismo tem uma relação com a luz. O método desenvolvido por Maxwell é utilizado para explicar vários fenômenos eletromagnéticos e ópticos.

Maxwell é considerado até hoje como um dos cientistas mais brilhantes do século XIX. Os estudos de Maxwell inspiraram Hertz a construir o primeiro transmissor de rádio do mundo.

Maxwell começou suas pesquisas sobre visão a cores em 1849. Ele mostrou que todas as cores podem ser obtidas a partir das cores primárias: vermelho, verde e azul.

A pesquisa de Maxwell sobre o eletromagnetismo estabelecia uma comparação entre o escoamento de fluidos incompressíveis e os campos observados por Faraday. Ele também desenvolveu um modelo dos fenômenos eletromagnéticos a partir do conceito de campo e de vértices análogos aos observados nos fluidos. Assim, Maxwell foi capaz de representar a intensidade magnética e a corrente elétrica.

A teoria de Maxwell ainda relacionou a elasticidade às ondas transversais que se propagariam como constantes fundamentais do eletromagnetismo. Maxwell afirmou que as ondas eletromagnéticas se propagariam a velocidades próximas à velocidade da luz.

Maxwell entendia que a luz poderia ser compreendida como ondas eletromagnéticas transversais num meio hipotético.

Leia também! Assuntos relevantes