Teoria da Eletrostática


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Teoria da Eletrostática

Por Juliana, Grupo Escolar

A Eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso. Pode-se dizer ainda que esta área estuda os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos.

O estudo científico mais antigo sobre a eletrostática é o que ocorre com o âmbar amarelo no momento em que recebe o atrito e atrai corpos leves.

O fenômeno foi primeiramente estudado por Tales de Mileto, no século VI a.C. Ele já conhecia a eletrostática e procurava descrever o efeito no âmbar.

No século XVI, Gilbert utilizou a palavra "eletricidade", derivada do grego elektron que era o nome que os gregos davam ao âmbar. Gilbert reconheceu que a propriedade eletrostática não era restrita ao âmbar amarelo, mas que diversas outras substâncias também o manifestavam.

No geral, a eletrostática aponta para o princípio da ação e repulsão em que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais contrários se atraem.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com




Leia também! Assuntos relevantes.

Como se vivia no Brasil antes da eletricidade?
Você consegue imaginar como seria viver sem eletricidade? Para as novas gerações, a falta da energia elétrica é algo inimaginável. Seria impossível vi...

Eletromagnetismo
A história do magnetismo começou com um mineral chamado magnetita (Fe3O4), a primeira substância com propriedades magnéticas conhecida pelo homem. Sua...

Eletricidade Estática
A Eletricidade Estática acontece quando uma certa quantidade de elétrons gera cargas positivas ou negativas em comparação à carga elétrica dos núcleos...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2015 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados