Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

Por

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito armado que começou em 1939. Esta foi a pior guerra mundial da história da humanidade e contou com o envolvimento de 72 países.

Os números da Segunda Guerra Mundial foram assustadores. O conflito deixou mais de 50 milhões de mortos e 28 milhões de pessoas com membros mutilados. Outro dado surpreendente é que na Segunda Guerra Mundial foram gastos mais de 1 trilhão e 500 bilhões de dólares.

No contexto da Segunda Guerra Mundial, a corrida militarista entre os países estava intensa. Neste período, os confrontos foram divididos entre duas alianças militares. De uma lado estavam Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética; e do outro lado estavam Itália, Alemanha e Japão.

Os primeiros sinais da guerra começaram no dia 1º de setembro de 1939, quando os nazistas alemães invadiram o território da Polônia. Em seguida, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.

Os nazistas avançaram no domínio da Europa, conquistando a França, a Dinamarca, a Bélgica, a Holanda e a Noruega. A aviação alemã também atacou os ingleses, mas os britânicos conseguiram impedir a invasão de seu território.

Dando continuidade ao conflito, a Itália tentou invadir a Grécia, mas não obteve êxito. Dessa forma, nascistas e fascistas se uniram na luta.

Em 1941, Adolf Hitler ordenou a realização da Operação Barbarrossa para invadir a União Soviética. Os alemães também dominaram regiões da Ásia, com destaque para o Japão e a China.

Em dezembro de 1941, os japoneses atacaram a base naval de Pearl Harbour, no Havaí, território dos Estados Unidos. Este ataque fez com que os militares norte-americanos entrassem definitivamente na guerra.

Depois da entrada da União Soviética e dos Estados Unidos na guerra, o conflito ficou ainda mais violento e globalizado. Em 1942, o Japão já controlava a Indochina, a Malásia e as Filipinas. Mas, em 1943, os Estados Unidos alcançaram algumas vitórias contra o Japão.

Em 1944, a Segunda Guerra ainda tinha combates violentos entre os países. A Alemanha começou a sofrer derrotas e a União Soviética teve vitórias importantes. Em 1945, a Alemanha já estava ocupada por soviéticos e norte-americanos, fato que levou Hitler a cometer suicídio. Nesta altura do conflito, a Itália também já não estava mais envolvida na guerra. Este cenário colocou fim à guerra no continente europeu.

Contudo, no Japão, a guerra continuava e o país resistia aos ataques dos Estados Unidos. Foi neste contexto que o governo norte-americano decidiu usar duas bombas atômicas contra os japoneses. As bombas foram lançadas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Depois das bombas atômicas, o Japão se rendeu e a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim. Como resultado da guerra, o mundo assistiu a hegemonia de Estados Unidos e União Soviética, fato que dividiu o mundo entre capitalistas e socialistas e deu origem a chamada Guerra Fria.

Veja a história da Primeira Guerra Mundial.

Leia também! Assuntos relevantes