Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF é uma instituição que nasceu através da iniciativa da ONU – Organização das Nações Unidas. O objetivo deste organismo é lutar pelos direitos das crianças, combatendo injustiças sociais e buscando o desenvolvimento infantil pleno.

O UNICEF é totalmente voltado para o atendimento das crianças, sendo exclusivo para essa finalidade, e figura como única instituição do mundo que atua com total foco no bem-estar infantil.

As ações do UNICEF são direcionadas pelo que consta na Convenção sobre os Direitos da Criança. Os artigos desta convenção servem para determinar a atuação do órgão, que trabalha com o apoio das nações e de outras instituições regionais.

Em quais áreas o UNICEF atua?

Com foco nas crianças, o UNICEF trabalha em diversas frentes com o objetivo de oferecer serviço e apoio nas seguintes esferas:

  • Saneamento básico;
  • Água;
  • Nutrição;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Socorro emergencial em situações de risco;
  • Apoio durante confrontos bélicos;
  • Entre outros.

O UNICEF está trabalhando, atualmente, em mais de 190 países e territórios, com várias ações para implementar, moldar e aprimorar os diretos da infância, a ética para assuntos infantis e as condutas e boas práticas para que as crianças estejam sempre preservadas.

O Brasil está vinculado com o UNICEF desde a década de 1950. O organismo é responsável por diversos programas para crianças e adolescentes no país.

A atuação do UNICEF no Brasil acontece por meio de vários projetos, entre eles ações para ampliar a vacinação de crianças e a favor do aleitamento materno para a população infantil. O programa da ONU também teve influência na formação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como para efetivar o artigo 227 da CF – Constituição Federal.

Outras frentes importantes do UNICEF no Brasil são combate à exploração infantil, trabalho infantil, melhoria da educação e ampliação da acessibilidade.


Quando o UNICEF foi criado?

O UNICEF foi oficialmente criado em 11 de dezembro de 1946. A iniciativa tomou corpo depois da Segunda Guerra Mundial, como forma de amparar as crianças que não tinham uma família e um lar e as crianças que passavam por situações de desnutrição e doenças.

A sede do UNICEF está em Nova York, nos Estados Unidos. Atualmente, a instituição participa de diversas iniciativas, inclusive apoiando organizações não governamentais que desenvolvem projetos voltados exclusivamente às crianças e aos adolescentes.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância defende e protege os direitos fundamentais das crianças no mundo, contribuindo para suprir as principais necessidades desse grupo.

A entidade já prestou assistência para milhões de crianças no período Pós-Guerra e, hoje, tem escritórios regionais em diversos países para apoiar causas importantes para a infância. Por conta de seu trabalho relevante para a humanidade, o UNICEF ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 1965.


Veja também:

Desnutrição Infantil no Brasil

Desnutrição Infantil na África

Programa Alimentar Mundial (PAM)