Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF é uma instituição que nasceu através da iniciativa da ONU – Organização das Nações Unidas. O objetivo deste organismo é lutar pelos direitos das crianças, combatendo injustiças sociais e buscando o desenvolvimento infantil pleno.
O UNICEF é totalmente voltado para o atendimento das crianças, sendo exclusivo para essa finalidade, e figura como única instituição do mundo que atua com total foco no bem-estar infantil.
As ações do UNICEF são direcionadas pelo que consta na Convenção sobre os Direitos da Criança. Os artigos desta convenção servem para determinar a atuação do órgão, que trabalha com o apoio das nações e de outras instituições regionais.
Em quais áreas o UNICEF atua?
Com foco nas crianças, o UNICEF trabalha em diversas frentes com o objetivo de oferecer serviço e apoio nas seguintes esferas:
- Saneamento básico;
- Água;
- Nutrição;
- Educação;
- Saúde;
- Socorro emergencial em situações de risco;
- Apoio durante confrontos bélicos;
- Entre outros.
O UNICEF está trabalhando, atualmente, em mais de 190 países e territórios, com várias ações para implementar, moldar e aprimorar os diretos da infância, a ética para assuntos infantis e as condutas e boas práticas para que as crianças estejam sempre preservadas.
O Brasil está vinculado com o UNICEF desde a década de 1950. O organismo é responsável por diversos programas para crianças e adolescentes no país.
A atuação do UNICEF no Brasil acontece por meio de vários projetos, entre eles ações para ampliar a vacinação de crianças e a favor do aleitamento materno para a população infantil. O programa da ONU também teve influência na formação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como para efetivar o artigo 227 da CF – Constituição Federal.
Outras frentes importantes do UNICEF no Brasil são combate à exploração infantil, trabalho infantil, melhoria da educação e ampliação da acessibilidade.
Quando o UNICEF foi criado?
O UNICEF foi oficialmente criado em 11 de dezembro de 1946. A iniciativa tomou corpo depois da Segunda Guerra Mundial, como forma de amparar as crianças que não tinham uma família e um lar e as crianças que passavam por situações de desnutrição e doenças.
A sede do UNICEF está em Nova York, nos Estados Unidos. Atualmente, a instituição participa de diversas iniciativas, inclusive apoiando organizações não governamentais que desenvolvem projetos voltados exclusivamente às crianças e aos adolescentes.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância defende e protege os direitos fundamentais das crianças no mundo, contribuindo para suprir as principais necessidades desse grupo.
A entidade já prestou assistência para milhões de crianças no período Pós-Guerra e, hoje, tem escritórios regionais em diversos países para apoiar causas importantes para a infância. Por conta de seu trabalho relevante para a humanidade, o UNICEF ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 1965.
Veja também:
Desnutrição Infantil no Brasil
Desnutrição Infantil na África
Programa Alimentar Mundial (PAM)