Quais motivos levam às sanções da ONU e o que a organização faz?

Quais motivos levam às sanções da ONU e o que a organização faz?

Por

A Organização das Nações Unidas foi criada com os objetivos de manter a paz mundial, garantir a defesa dos direitos humanos; estabelecer relações amistosas entre as nações, cooperar para a solução de problemas internacionais de ordem econômica, social, cultural e humanitária.

As ações da ONU são baseadas em soluções pacíficas para problemas internacionais e punições como sanções econômicas ou políticas, ou mediante o uso de uma força coletiva.

Ao longo da história, a Organização se estabeleceu como um órgão de deliberação e influência política. Seu Conselho de Segurança é responsável em primeira instância pela manutenção da paz e da segurança internacionais.

Quando conflitos econômicos, socioeconômicos ou armados ameaçam a paz internacional ou a integridade humana, ou quando uma nação ameaça a soberania de outra, a ONU procura manter uma diplomacia com o objetivo de chegar a um acordo pacífico, mas quando isso não é possível a organização aposta na adoção de medidas de sanção. Entre as sanções estão multas, congelamento de recursos financeiros, ofensivas militares e cassação de direitos políticos.

O Iraque, por exemplo, foi alvo das sanções mais duras da história da ONU, com um embargo financeiro e comercial quase total. As sanções impostas contra essa nação, em 1991, tiveram por objetivo deter a construção de armas nucleares, químicas e biológicas.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes