O Reino Monera

Por

O Reino Monera reúne organismos simples, como bactérias, cianobactérias e arqueobactérias. Este grupo é composto por seres unicelulares, com célula procariótica, ou seja, sem a presença de um núcleo diferenciado.

Os seres do Reino Monera são microscópios, com tamanho menor do que 0,001 mm. As bactérias são os organismos mais conhecidos e estão presentes em todos os ambientes do planeta, como na terra, no mar, na água doce, no ar e dentro dos seres vivos.

As bactérias também podem ser encontradas em matéria orgânica em decomposição. Alguns destes agentes provocam doenças que afetam os seres humanos. Outras bactérias também estão presentes em processos industriais, como é o caso dos lactobacilos vivos, utilizados em produtos derivados do leite.

A estrutura das bactérias é basicamente unicelular e procarioto. Estes seres podem viver isolados ou em colônias de bactérias. A célula da bactéria conta com membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos e cromatina.

Confira algumas informações essenciais sobre o Reino Monera:

1 – Os organismos do Reino Monera são unicelulares procariontes, e não apresentam membrana nuclear envolvendo o material genético.

2 – Os seres procariontes estão divididos em dois grupos: Grupo Archaea (arqueobactérias) e Bactéria.

3 – As cianobactérias fazem parte do grupo das Eubacterias.

4 – As cianobactérias estão presentes em troncos de árvores, rochas, água doce e salgada.

5 – A reprodução das cianobactérias é assexuada, e acontece por bipartição ou cissiparidade.

6 – As bactérias são classificadas em heterótrofas (que realizam fermentação e respiração) ou autótrofas (que apresentam mecanismos de quimiossíntese e fotossíntese).

7 – As bactérias podem ter formato de coco (esférica), bacilo (alongada), espirilo (espiral) e vibrião (vírgula).

8 – As cianobactérias são conhecidas como algas azuis.

9 – As bactérias podem ser aeróbias, que precisam de oxigênio; anaeróbias, que não sobrevivem em contato com o oxigênio; e anaeróbias facultativas, que vivem em ambientes oxigenados ou sem oxigênio.

10 – As bactérias são os seres mais primitivos do planeta Terra.

Leia também! Assuntos relevantes