Reino Vegetal

Por

O reino vegetal, também chamado de Plantae, é composto pelas plantas, organismos autótrofos, capazes de produzir o próprio alimento. Estes seres são clorofilados e utilizam a luz solar para realizar a fotossíntese.

Conhecidos como seres fotossintetizantes, as plantas são caracterizadas por sua capacidade de produzir matéria orgânica. Estes organismos, muitas vezes, servem como alimentos para seres do reino animal.

Durante a fotossíntese, as plantas absorvem a energia do sol. Neste processo, elas colaboram com a qualidade do ar que respiramos.

Além disso, as plantas são formadas por clorofila, um pigmento que garante a cor verde e que conta com cloroplastos, que são organelas especializadas que atuam na produção de matéria orgânica. Os seres do Reino Vegetal constituem a base da cadeia alimentar.


Dados interessantes sobre o Reino Vegetal

O Reino Vegetal tem cerca de 300.000 espécies catalogadas. As espécies mais conhecidas são as ervas, as árvores, os arbustos e as plantas microscópicas.

As células das plantas contam com uma parede celular constituída por celulose. Segundo os biólogos, o reino Plantae tem seres que dependem dos nutrientes do solo para se desenvolverem, como os sais minerais, por exemplo.

Algumas plantas apresentam um perfil parasita. Estas são espécies incapazes de produzir o próprio alimento e que extraem os nutrientes necessários para sua sobrevivência de outras plantas.


A importância do Reino Vegetal

O Reino Vegetal é importante porque, como já mencionado, ele é a base da cadeia alimentar, responsável por garantir também a sobrevivência humana no planeta. Este reino ainda é relevante por se tratar de um dos maiores grupos de seres vivos da Terra, apresentando uma grande diversidade de espécies.


Características das plantas

As plantas possuem raiz, caule e folhas. Algumas espécies também apresentam flores e frutos. Estes seres são pluricelulares e têm células com vacúolos, cloroplastos e celulose.

Leia também! Assuntos relevantes