O Reino Animal


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


O Reino Animal

Por Juliana, Grupo Escolar

O Reino Animal é formado por mais de 1 milhão de diferentes espécies já descritas pelo homem. Este grupo também recebe o nome de Animalia ou Metazoa.

As espécies que fazem parte do Reino Animal são organismos heterótrofos, que não são capazes de produzir o próprio alimento. Algumas características importantes desse grupo são: perfil multicelular e organismo eucarionte.

Os animais se desenvolvem a partir de célula-ovo ou zigoto. No processo de reprodução sexuada, ocorre a fecundação do óvulo da fêmea pelo espermatozoide do macho.

No reino animal, os seres normalmente têm capacidade de locomoção e mobilidade. São vários os filos que fazem parte deste reino. Estes seres possuem metabolismo ativo e sistema de excreção.

As espécies do reino animal vivem em vários tipos de habitat. O grupo é complexo e engloba de esponjas a animais superiores e bastante evoluídos. Muitos deles desenvolveram órgãos, aparelhos e sistemas especializados, entre eles o sistema circulatório, muscular, excretor, digestório, nervoso, entre outros.

O reino animal tem protozoários, espongiários, celenterados, vermes, moluscos, anelídeos, crustáceos, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Confira algumas informações essenciais sobre o Reino Animal:

1 – O Reino Animal tem como característica a Heterotrofia, principal marca desse grupo. Os animais heterótrofos não conseguem sintetizar o próprio alimento, tendo que buscá-lo no ambiente externo.

2 – Os animais são Eucariontes ou Eucarióticos, ou seja, eles possuem células com núcleo e material genético delimitados por membrana nuclear.

3 – A maior parte dos animais é Pluricelular. Isso significa que eles são formados por um grande número de células.

4 – No Reino Animal, as espécies possuem Reprodução Sexuada, com a união de dois gametas que formam o embrião: o óvulo e o espermatozoide.

5 – As espécies possuem Celoma, uma cavidade embrionária que está presente nos animais vertebrados.

6 – O Reino Animal tem seres Aeróbicos, que respiram o oxigênio.




Leia também! Assuntos relevantes.

Seres Vivos
Os seres vivos são seres animais e vegetais que existem na Natureza. Para terem vida a para continuar vivendo, é essencial a função alimentar. P...

Classificação dos seres vivos
Uma das áreas de estudo da biologia é a classificação dos seres vivos, também chamada de taxonomia. Essa classificação sistemática é feita para aprese...

A Organização Celular dos Seres Vivos
A célula - sua estrutura e funcinamento Com exceção dos vírus, todos os demais seres têm as suas estruturas fundamentadas na célula. Muitos são apena...

Características dos seres vivos
Material Genético Podemos dizer que ser vivo é aquele que possui ácido nucléico (DNA ou RNA), de fato essa é uma das características encontradas em t...

Relações de parentesco entre diversos seres vivos: árvore filogenética
Descobrindo nossa ancestralidade À primeira vista, os animais cordados, entre os quais incluímos ascídias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamífero...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2016 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados