Fases do Capitalismo

Fases do Capitalismo

Por

O capitalismo, sistema político e financeiro que tem como base o desenvolvimento econômico e o lucro, surgiu há pelo menos 500 anos, sendo modificado ao longo do tempo por questões sociais, culturais e pela globalização.

Costuma-se dividir o capitalismo em quatro fases: o capitalismo comercial, o capitalismo industrial, o capitalismo financeiro e o capitalismo informacional. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada fase do capitalismo:

Capitalismo comercial – Tipo de capitalismo baseado nas trocas comerciais. Foi muito empregado nas colônias da América, África e Ásia. Nesse período, a exploração de novas terras era frequente e o capitalismo se fortaleceu a partir das trocas e vendas de escravos, manufaturas, metais preciosos e produtos agrícolas. O mercantilismo também foi uma marca dessa fase.


Capitalismo industrial – Ganhou força a partir da troca do trabalho manual pelo trabalho mecânico nas indústrias. A máquina a vapor foi o grande símbolo desse período. Nessa fase do capitalismo houve uma grande revolução no processo produtivo e nas relações de trabalho. A multiplicação das indústrias e o aumento da demanda por trabalhadores geraram uma divisão de classes entre patrão e proletário. Nessa fase também se vê o surgimento do sindicalismo. A chamada ação imperialista da Europa e dos Estados Unidos começa a se desenvolver nesse período.


Capitalismo financeiro – Esse tipo de capitalismo surgiu a partir de 1881, e evidenciou algumas características fundamentais do regime capitalista, entre elas: a integração do capital industrial com o capital de financiamento e a intensificação do processo de monopolização. Nessa fase surgem as empresas transnacionais do século XX, pós-Segunda Guerra Mundial. O período foi marcado pelo crescimento industrial e o aumento da concorrência internacional. Nessa fase, o processo de monopolização ganha força.


Capitalismo Informacional – Essa fase também é chamada de Capitalismo do Conhecimento. É marcado pelo acúmulo de riquezas por meio do conhecimento. Teve início com a intensificação da globalização da economia e com as inovações tecnológicas. É considerada a 3ª Revolução Industrial. Esse tipo de capitalismo é muito visto no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Adota-se o neoliberalismo para minimizar as barreiras aos fluxos globais. Nessa fase do capitalismo dá-se grande importância à especialização da mão-de-obra.

Leia também! Assuntos relevantes