A crise do Capitalismo e os Regimes Totalitários

A crise do Capitalismo e os Regimes Totalitários

Por

O ano de 1929 marcou o início de uma grande crise do Capitalismo e a ascensão dos regimes Totalitários, como o Nazismo e o Fascismo. Após a Primeira Guerra Mundial, os Estado Unidos eram considerados como a maior potência do mundo. Entretanto, a partir de 1923, a nação começou a enfrentar alguns problemas.

Em 1929, os Estado Unidos viviam um cenário de aparente crescimento econômico e prosperidade. Nesse contexto, o governo não interferia nas regras de mercado.

O desenvolvimento industrial foi muito rápido e acabou beneficiado pela intensa mecanização do trabalho, o que acabou alavancando os números do desemprego.

Os Estados Unidos continuavam a exportar muitos produtos industrializados para a Europa. Foi então que o inesperado aconteceu: as ações da Bolsa de Nova Iorque começaram a cair intensamente em 1929 e o mundo todo começou a sentir os efeitos dessa queda.

A crise de 1929 foi uma das piores da história e levou o governo norte-americano de Franklin Roosevelt a implantar o New Deal – um conjunto de medidas que buscava conciliar os interesses da iniciativa privada com a intervenção do Estado na Economia.

Essa crise econômica mundial serviu para fortalecer os Regimes Totalitários, como o Fascismo, na Itália; e o Nazismo, na Alemanha.

Fascismo na Itália - A crise econômica chegou até a Itália. Com medo da expansão do Socialismo, a nação implantou um sistema totalitário que ficou conhecido como Fascismo. Nesse cenário, o país viu a ascensão de Benito Mussolini ao poder. O período foi marcado pela estruturação do Partido Fascista e pela Ditadura Fascista. O Fascismo durou de 1922 a 1939.

Nazismo Alemão – Outro regime que surgiu a partir da grande crise econômica e se consolidou na Europa foi o nazismo, de Adolf Hitler. A crise econômica e social da Alemanha também causou um medo da expansão socialista e favoreceu o poder do nazismo, uma forma de governo dominada pelo sentimento nacionalista e o patriotismo exagerado.

Hitler chegou ao poder em 1933, e logo tratou de reformular as estruturas da sociedade alemã. Ele acabou com as oposições políticas e promoveu o holocausto, grande extermínio de judeus e grupos considerados inferiores.

Essas duas doutrinas totalitárias também influenciaram outros governos do mundo, como a política de Francisco Franco na Espanha, e o governo de Antônio Salazar em Portugal.

Leia também! Assuntos relevantes