Industrialização

A industrialização é uma etapa posterior ao processo manufaturado e artesanal. Uma marca da industrialização é o uso de tecnologia para modernizar os meios produção, conseguindo fabricar peças idênticas, padronizadas e em larga escala.

Pode-se considerar que o surgimento da industrialização aconteceu na Inglaterra, na Primeira Revolução Industrial, no século 18. Naquela época, as indústrias se tornaram o centro da produção econômica, interferindo na formação social e na relação entre as pessoas.

As máquinas da primeira época da industrialização funcionavam a vapor, produziam em grandes quantidades e aumentaram o padrão de consumo. Duas classes sociais se destacaram no período, são elas a classe operária e a burguesia. A industrialização se encaixou perfeitamente no sistema capitalista.

Industrialização, Imagem antiga

Segunda Revolução na era da Industrialização

A industrialização foi aprimorada na Segunda Revolução Industrial, com a inclusão de novas tecnologias no sistema produtivo. No século 19, as indústrias passaram a contar com o uso da eletricidade nos sistemas de fabricação.

Outra fonte de energia importante nesta nova era da industrialização foi o petróleo, além de seus derivados. Nessa fase, chamada de Imperialismo ou Neocolonialismo, as nações de maior poder industrial tentavam comercializar seus produtos industrializados em diversos lugares do mundo. A busca por matéria-prima mais barata também era muito importante nesta época, principalmente na Ásia e na África.


Industrialização na Terceira Revolução

Atualmente, estamos passando por uma nova etapa da industrialização. Agora, os processos de produção passam por mais uma adaptação para a inclusão tecnológica, com a telemática e a informática. Os meios de produção estão informatizados e o uso do computador é uma rotina nas empresas.

Veja: A Terceira Revolução Industrial


Industrialização no Brasil

Barão de Mauá foi o primeiro grande entusiasta da industrialização no Brasil. Na época da Primeira Guerra Mundial, a produção industrial no país cresceu, para que a nação se preparasse para o conflito.

O grande processo de industrialização e urbanização no Brasil aconteceu no governo de Getúlio Vargas. Desde então, a instalação ou criação de um processo de industrialização em território brasileiro vem fazendo parte da pauta de todos os presidentes da República.

Veja: Origens e etapas da industrialização no Brasil